crossorigin="anonymous">
Substâncias opticamente ativas – são aquelas que desviam o plano de vibração da luz polarizada. O desvio pode ocorrer em dois sentidos: o isômero que desvia a luz para o lado direito é denominado dextrógiro (d); já aquele que desvia a luz para o lado esquerdo é denominado levógiro (l).
2. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a esquerda: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de levogiro; ... Pode ser uma mistura racêmica (50% do dextrogiro e 50% do levogiro) ou ser uma substância que não possui atividade óptica.
Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes.
Um objeto quiral é aquele que possui a propriedade de "lateralidade", ou seja, é um objeto que não pode ser colocado sobre a sua imagem especular de forma que todas as partes coincidam. Em outras palavras, um objeto quiral não é superponível à sua imagem especular.
Estereoisômeros. Os estereoisômeros não são isômeros constitucionais. Os estereoisômeros têm seus átomos ligados na mesma sequência, mas eles diferem no arranjo de seus átomos no espaço. Estereoisômeros (também chamados de isômeros configuracionais) são substâncias diferentes que não se convertem facilmente.
Carbono quiral é um carbono que está entre uma cadeia carbônica e ele apresenta 4 ligantes diferentes ao seu redor, conferindo a molécula uma isomeria óptica.
A mistura racêmica é opticamente inativa por compensação externa, já o composto meso é opticamente inativo por compensação interna. O texto Isomeria Óptica mostrou que, quando esse tipo de isomeria ocorre, significa que o composto desvia o plano de luz polarizada.
Com uma mistura racêmica entre bases a separação ocorrerá da mesma forma, mas com reagente ácido isolado também de um organismo, normalmente de uma planta. O ácido (-)málico é muito usado para Resoluções.
Os diastereoisômeros e os enantiômeros são estereoisômeros, ou seja, realizam isomeria espacial, mas de tipos diferentes. A isomeria ocorre quando há dois ou mais compostos que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, são formados pelos mesmos átomos e na mesma quantidade, mas se diferenciam na sua estrutura.
Epímeros são dois diasteroisômeros que diferem em apenas um carbono quiral. Na forma de anel, o epímero é chamado de anômero. ... Dois açúcares que diferem apenas na configuração ao redor de um átomo de carbono específico são chamados epímeros.
Os epímeros da glicose mais importantes são a manose (diferença na configuração da hidroxila do carbono 2) e a galactose (diferença na configuração da hidroxila do carbono 4). As estruturas destes epímeros são apresentadas na figura 32.
São oses que apresentam uma diferença na configuração de um único carbono assimétrico. Vejamos o exemplo abaixo: Glicose e manose são epímeros em C2.