Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário. São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.
Quando o poema versa sobre a historia ou vários acontecimentos, o refrão serve para reafirmar a quem le , o sentido da estrofe.
Alinhada a poesia, que surgiu de certo modo pelo desconhecimento da grafia musical dos trovadores, a poesia é herança de algo que era cantado e se perdeu, a canção é um estilo composicional de extremo lirismo. E é parte de um contexto que alinha melodia e versos.
Tipos de canção
Balada - frequentemente composta na Forma canção, típica música popular do Século XX, Nos EUA ballad refere-se a música pop. Canção folclórica - a forma "canção" mais antiga entre outras. Hoje seria chamada de Forma Estrófica. Canção de ninar ou cantiga - versos pequenos cantado e dividido em estrofes.
Resposta: Cantiga: Composição musical curta de caráter popular, pode revelar sentimentos ou sátira, destinada a ser cantada. Canção: Música com versos para serem cantados, poema que pode facilmente virar música.
Muitas músicas, principalmente as românticas, seguem um padrão bem parecido, contendo de duas a três estrofes, de duas a três repetições do refrão e uma ponte. Então, pegue um pedaço de papel e anote os cabeçalhos de cada parte da música: Estrofe 1, Refrão, Estrofe 2, Refrão, Ponte, Estrofe 3, Refrão.
15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças
Estique a bexiga já cortada e cubra a lata, onde a tampa foi removida; Coloque o elástico em volta da bexiga na lata, para que a bexiga não se solte; Faça isso com latas de diversos tamanhos; Encaixe a bolinha de madeira na vareta ou use uma colher de pau e o instrumento de percussão está finalizado.
Basta pegar uma lata vazia e cobrir com uma bexiga cortada, sem o bico. Quanto mais esticada a borracha melhor o som ficará, mas é preciso tomar cuidado para não rasgar. Prendemos a bexiga usando uma fita adesiva bem resistente, para evitar que o tambor desmonte durante as brincadeiras mais animadas.
Como fazer
Flauta de Papelão Um elástico ou fita adesiva e um pedaço de papel vegetal. Modo de fazer: Faça redondos e pequenos furos no tubo de papelão. Em um dos lados do tubo, prenda o papel vegetal com elástico ou fita adesiva. Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos.
1º - Pegue o cano de 20mm e corte um pedaço de cano de 33 cm de comprimento. Assim como no cano da flauta em Sol, atente para que o corte saia reto. Utilize a lixa grossa para desbastar o corte até ficar reto, se for o caso. 2º – A partir da extremidade do cano, marque um ponto em 2,9 cm.