A Sociologia no Brasil procura explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou porque grupos sociais tendem a comportar-se de maneira semelhante. Para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou outros vestibulares é importante que você estude os diversos temas de Sociologia.
Considerado pai da Sociologia Crítica no Brasil, Florestan Fernandes (1920-1995) deu grande contribuição para a interpretação da realidade política e social do Brasil. Seus estudos se debruçaram sobre os antagonismos e disparidades presentes na sociedade brasileira como questões de classe e raça.
Entre os principais sociólogos da atualidade, podemos citar: Jürgen Habermas, sociólogo alemão cujo trabalho está voltado para escola da Teoria Crítica, além é claro do pragmatismo. Suas áreas de estudo são a filosofia e a sociologia; ele é notadamente reconhecido.
Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência, o poder tradicional a de privilégio e o carismático dilata a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais.