As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais, tais como ouro, prata e pedras preciosas. Objetivavam também caçar e apresar índios para escravizá-los.
O Movimento Bandeira, ou bandeirismo, foi um movimento político de caráter social e nacionalista idealizado por Cassiano Ricardo na década de 1930. ... Foi o caso de um movimento intitulado “Verde-amarelismo”, que originou o Integralismo e outro, menos conhecido, porém importante: o Movimento Bandeira, ou bandeirismo.
São Paulo é chamada de Terra dos Bandeirantes porque eles surgiram nesse estado, onde as Bandeiras começaram com o objetivo de caçar índios para escravizá-los para incrementar a produção agrícola.
Em função do risco de vida eminente e de alguns resistirem ao serviço, os bandeirantes se viram obrigados a atacar os jesuítas com a finalidade de angariar mão de obra de qualidade, já que os índios eram acostumados a uma rotina árdua diária.
Além dessas duas atividades, os bandeirantes aproveitavam das investidas pela mata para procurar metais preciosos em nosso território. A probabilidade de encontrar prata, ouro ou outras pedras preciosas também era outra possibilidade ligada ao bandeirantismo.