De caráter extremamente nacionalista, a ginástica surge na Alemanha com o objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria, uma vez que esse país ainda não havia conquistado sua unidade territorial e vivia sob a constante ameaça de guerras.
Friedrich Ludwig Jahn
A ginástica alemã chegou ao Brasil na metade do século XIX e sua implantação ocorreu de duas formas: a primeira foi pelo grande número de famílias alemãs que vieram viver aqui, mais especificamente no sul do país, e a outra forma foi pelos soldados e oficias prussiano, que integravam a Guarda Imperial, que deixavam o ...
Ginástica artística Praticada desde a Grécia antiga, se vista como ginástica, a artística evoluiu com o surgimento dos centros de treinamento, idealizados e realizados pelo alemão Friedrich Ludwig Jahn, que criou e aperfeiçoou aparelhos como conhecidos hoje.
Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver.
os materiais da ginástica geral são as argolas, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, mesa, paralelas assimétricas, solo e trave olímpica.
Os três elementos: movimentos corporais, materiais e música São cinco os materiais oficiais da GR e cada um possui especificações em relação às medidas, material de que é confeccionado e movimentos técnicos característicos.
- A área de apresentação é de 13m por 13m. - Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos. - Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais.
Glycia ensinou quatro gestos básicos: rolamento pelo corpo, movimento em oito, quicar em diferentes ritmos e lançamento. Para orientar as ações desse último gesto, ela perguntou: "Qual a melhor forma de mandar a bola para quem está em frente?" e "Como arremessar de costas?".
Resposta:Atitude: Posição em que a ginasta se apóia sobre um pé enquanto levanta a outra perna. Boomerang: Movimento em que a ginasta lança a fita no ar e pega de volta. Flexibilidade e onda: Ampla utilização das articulações e ondulação do corpo. Moinho: Círculo formado com o movimento de maças e cordas.