Dentro do estudo da motivação, a teoria da Escola Hierárquica das Necessidades Humanas Básicas de Maslow (1970) é uma das teorias mais conhecidas e difundidas: No estudo do comportamento do consumidor, ela é apresentada como um processo racional, segundo o qual a motivação ascende através de vários níveis de ...
A explicação está na teoria da Pirâmide de Maslow, que surgiu em meados dos anos 1900, com base em estudos do psicólogo americano Abraham Harold Maslow. De acordo com a teoria, os seres humanos possuem uma série de necessidades em comum que devem ser supridas por ordem de prioridade.
Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.
Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: ... Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.
Henry Murray (1938), um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades em necessidades primárias ou viscerogênicas, que são as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono), e necessidades secundárias ou psicogênicas, que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são ...
Assim, consideram-se as necessidades psicológicas como nutrientes essenciais à adaptação da pessoa, sendo a perturbação psicológica concebida como uma inadequada regulação da satisfação das necessidades psicológicas, cuja regulação se afigura, deste modo, essencial promover.
As necessidades coletivas são aquelas de um conjunto definido de pessoas (classes, categorias, coletivos). Exemplos: uma ponte que liga duas regiões, urbanização de determinada região. As necessidades gerais são de todos de forma homogênea. Exemplos: educação, saúde, segurança pública.
Quais são as necessidades básicas do ser humano?
As necessidades necessárias incluem a liberdade, a autonomia, a auto-realização, a auto-determinação, a atividade moral, a reflexão, entre outras.
As necessidades de segurança incluem a segurança física, a proteção contra doenças, desastres naturais, contra a violência. Também faz parte destas necessidades a busca pela ordem, pela justiça e pela lei. ... Ao contrário das necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança não podem ser totalmente satisfeitas.
Frente a isso, acredita-se que os instrumentos básicos são componentes essenciais para a efetivação do Processo de Enfermagem, contribuindo para a sistematização das ações e para a tomada de decisões pelos enfermeiros, podendo ser considerados a base para prática de profissão e fundamental na implementação do Processo ...
Estes foram distribuídos em oito áreas correspondendo a necessidades bási- cas, verificando-se que entre as mais comprometidas (onde se regis- trou o maior número de problemas) podem ser citadas as seguintes: Condições de Pele, Mucosa e Fâneros; de Eliminação; de Nutrição e Hidratação e de Hábitos de Saúde.
26), o diagnóstico de enfermagem foi definido na 9a Conferência da NANDA como "Um julgamento clínico das resposlas do indivfduo, da famflia ou da comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais ou potenciais, os quais fornecem a base para a seleção das intervenções de enfermagem, para atingir ...
“O diagnóstico de um paciente deve ser feito pela história clínica, exame físico e exames laboratoriais e de imagem”, frisa Dr. Nelson Hamerschlak, onco-hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Comitê Médico da Abrale.