Compare o Financiamento Estudantil nos melhores bancos (passo a passo)
O FIES, que é do Governo Federal, tem os menores juros do mercado e permite que o aluno pague o curso em um período maior do que o Pravaler, que é um financiamento privado. Por outro lado, costuma ser mais difícil conseguir a aprovação no FIES e você só pode antecipar o pagamento quando concluir o curso.
Acompanhe alguns dos principais programas de financiamento estudantil e como eles funcionam.
Você pode conseguir financiamento estudantil por meio:
Acesse sua conta e veja as condições do BB Crédito Consignado; Contrate de forma simplificada, sem necessidade de fiador, podendo ter liberação do crédito na hora em conta corrente; Efetue o pagamento antecipado junto à instituição de ensino; Acompanhe as parcelas descontadas direto em sua folha de pagamento.
até 100% (cem por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60% (sessenta por cento);
Para solicitar o financiamento estudantil na Caixa Econômica Federal, além de estar de acordo com todas as exigências feitas pelo Governo Federal, o solicitante deve escolher o banco para fazer a sua inscrição no programa, que deve estar disponível para a vaga pleiteada.
Para isso, você tem que ir até uma agência do banco e, caso ainda não tenha uma conta corrente, abrir a sua. Depois, deverá apresentar o CPF, RG e os comprovantes de renda e residência pessoais. Com isso, o banco faz uma análise para conhecer qual é o limite disponível e, finalmente, aprovar a liberação do dinheiro.
Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e realize seu cadastro! É rápido, fácil e seguro! O boleto estará disponível na opção CONTRATO FIES > CONTRATO > BOLETO(S) EM ABERTO. A emissão de 2ª via de boletos está disponível, também, por meio da Central de atendimento opção 8 - aguarde atendimento.
Financiamento estudantil: Bradesco
Para solicitar o empréstimo basta ter um imóvel e colocar ele como garantia de pagamento da dívida. Assim, conseguirá receber o valor de que deseja para fazer seu curso. Além disso, poderá pagar as parcelas com baixa taxa de juros que pode ser de 0,99%+IPCA.
Simples, basta consultar o saldo devedor do FIES na Caixa. Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES. Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor. Quem conseguiu taxa de juros zero tem esse montante a ser pago.
Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária. O valor da parcela do FIES é restrito a, no máximo, 10% da sua renda mensal.
A renegociação do FIES é possível, mas não se iluda com a possibilidade da dívida prescrever. O estudante que após a conclusão do curso não consegue custear com as prestações do financiamento, conta com o direito de uma reavaliação da dívida.
Funciona assim: os bancos parceiros do programa “emprestam” o valor do seu curso com condições facilitadas, e você acerta a dívida do FIES depois da formatura. É isso mesmo! Você só precisa realizar o pagamento do FIES após a conclusão do curso.
Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - A partir de hoje, os estudantes credenciados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) podem obter por meio do Cartão do Cidadão o extrato do financiamento nos terminais de auto atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeira do programa.
Você também pode acessar pelo Internet Banking Caixa ou App Caixa, opção "Minha Conta" > "Extrato".
O que é o FIES A dívida só começa a ser quitada depois da conclusão do curso, em um prazo bastante estendido e com taxas de juros abaixo do mercado. Ano a ano, o FIES vem se adequando às mudanças sociais e econômicas brasileiras. A cada nova edição, surgem novidades e algumas regras podem sofrer alterações.