No dia 24 de junho se comemora o dia de Xangô (Shango, em Yorùbá), deus cultuado no Candomblé e na Umbanda. Este Orixá rege a justiça e o equilíbrio, seu elemento é o fogo e seu ponto de força está nas pedreiras e montanhas. Pelo sincretismo religioso presente na Umbanda, também é comemorado o dia de São João Batista.
Junho - Mês de Xangô Xangô é o Orixá da justiça. Xangô, é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Exu Tiriri [ Fleruty ]: Ligado a Xangô , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . Tiriri possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas. Sua apresentação é de um homem preto, cuja pele corroída pela bexiga, é bem visível.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/ Linhas de Umbanda. Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar.
Os Falangeiros de Pai Xangô são divididos da seguinte maneira: 1. Dadá, 2....descrevemos abaixo:
1 - Exu Quebra Galho 2- Exu 7 Cruzes 3- Exu Gira Mundo 4- Exu dos Cemitérios 5- Exu da Capa Preta 6- Exu Curador 7- Exu Ganga Pomba Gira- Pomba Gira Maria Padilha Page 4 5ª Linha de Xangô Linha de Mossorubi - Chefe - Kaminaloá, os espíritos desta linha possuem um especialidade de manipular a mente, causam e curam males ...
Existem algumas formas de saber sobre as Guardiões:
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida. Orixá Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .
Exu Tranca Ruas é guardião da Lei A força mental que sustenta todas as entidades dessa linhagem está ligada ao Orixá Ogum. Os trabalhadores dessa linhagem são sustentados por Ogum para realizar os trabalhos de abrir, trancar, cortar, encaminhar, interceder por caminhos.
Exu se dedica muito à pratica da caridade nas tendas onde o espírito manifesta-se para fazer o bem. Ele também, não raro, se faz presente em cultos como: Santeria, Vodu, as Macumbas, Candomblé, Omolokô e Batuques, cultos aonde preserva sempre aparelhos disponíveis para incorporação caso seja invocado ou precise estar.
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. ... No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
E como já sabemos esta é a história de uma mulher que atua na falange do Exu Caveira, e todas as outras Pombo Giras que usam em seu nome Rosa, está na falange de Rosa Caveira trabalhando para aprisionar espíritos malignos e obsessores.