Resposta. Resposta: Os principais FATORES que influenciam no processo são: luz, concentração de gás carbônico e temperatura. ... ... Tendo gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila, o vegetal consegue realizar a fotossíntese.
As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.
Na fotossíntese, a luz solar é convertida em energia química por organismos fotossintetizantes, como as plantas. ... Essas organelas armazenam os pigmentos fotossintetizantes, que são responsáveis pela absorção da luz.
→ Durante o dia as plantas realizam a fotossíntese e a respiração celular. No entanto, na ausência de luz, a fotossíntese não é mais possível e so resta as plantas a respiração celular! No decorrer desse processo, é liberado gás carbônico e água, conforme a imagem esclarece!
Esse processo acontece através da fotossíntese. O processo se dá quando a planta obtém glicose, durante o dia; e também por meio da respiração, quando a planta “quebra” a glicose para obter energia, durante a noite. ... No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.
A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera. Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer. Respirar não é só uma simples troca de gases.
A fotossíntese é um processo que depende da energia da luz,como a luz solar é fundamental para a fotossíntese,a planta realiza a fotossíntese durante o dia mas a respiração ocorre noite e dia sem cessar.
Resposta: A fotossintese é a respiração das plantas, durante o dia elas realizam fotossintese e durante a noite ocorre o processo inverso (absorvem o2 (oxigenio) e liberam CO2 (gas carbonico).
(Brincadeiras a parte) apesar de a planta respirar as 24 horas, é durante o dia em que ela absorve luz para sintetizar energia.
“Talvez seja daí que venha essa concepção alternativa onde a fotossíntese só ocorre durante o dia, por causa da luz (o que já vimos que não é uma verdade) e a respiração sobra para a noite, quando a planta “não está ocupada” com a fotossíntese.
As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. ... Os seres humanos, os outros animais e as plantas precisam respirar oxigênio para sobreviver. Os outros organismos que também fazem fotossíntese são certos tipos de bactérias e algas unicelulares.
A luz solar e o gás carbônico unem-se à água e a um elemento químico das plantas, a clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose. Ao mesmo tempo, a planta libera oxigênio pelas folhas. Esse processo é chamado de fotossíntese.
O principal fator na produção de oxigênio é a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera. ... A fotossíntese é um processo pela qual as plantas transformam água e gás carbônico na presença de luz e clorofila em compostos orgânicos bem mais energéticos e oxigênio.
Todos os animais respiram para sobreviver. ... As plantas também realizam esse processo de respiração. Na fotossíntese, a planta absorve gás carbônico (CO2) e libera oxigênio (O2) para o ambiente. Na respiração ocorre o contrário: a planta absorve oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais.
As plantas praticam a evapotranspiração, pela qual libertam vapor de água. Sendo este processo realizado pelas folhas, considera-se que as folhas provocam as perdas de água das plantas. É por esta razão que as árvores de folha caduca reduzem a folhagem no inverno - para diminuírem as perdas de água.
A folha absorve a luz do sol e a armazena através da clorofila, pigmento verde existente nela. Essa energia luminosa “estocada” é usada para transformar o gás carbônico presente no ar e a água absorvida pelas raízes em glicose, um tipo de açúcar usado como alimento pelas plantas e libera o oxigênio.
As plantas não se limitam a produzir oxigênio, elas também respiram. À semelhança dos animais, elas inspiram oxigênio e expiram dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico ou CO2. ... Assim, só podem produzir oxigênio quando têm luz. No entanto a respiração ocorre continuamente, tanto de dia como de noite.
As plantas aquáticas, que são encontradas naturalmente em margens de rios, pântanos, lagos e manguezais, têm ganhado espaço também na decoração e paisagismo de casas. Nesses locais, elas são usadas para embelezar espelhos d'água, fontes de água, aquários e tanques.
O grão do substrato deve ser fino, para que as raízes possam crescer no seu interior. Acima do substrato podes colocar uma camada de cascalho para aquários mais vistosa, ou também areia para que a terra não fique em contato com a água, já que pode se sujar e favorecer o crescimento das algas.
A redução de carbono na maioria das plantas aquáticas ocorre no cloroplasto por intermédio do Ciclo de Calvin com enzima catalisadora é a RubisCO. Ela apresenta atividade oxigenase e carboxilase. ... Este metabolismo apresenta a PEPcarboxilase, há qual não reage com o oxigênio, como a enzima inicial catalisadora do CO2.
Em plantas e algas, a fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos. Já em cianobactérias, é realizada junto a lamelas membranosas presentes na parte líquida do citoplasma. O cloroplasto é uma organela que apresenta uma membrana externa e uma membrana interna.