Reativo é o ato de reagir após um acontecimento, após uma ação, é ter uma reação. O oposto da proatividade. Um comportamento reativo, ao contrário do proativo, não possui uma qualidade positiva, pois indica alguém que não se preocupa atempadamente com os problemas ou que deixa as situações sem resolução.
O fato é que ter iniciativa e ser proativo dá muito trabalho. Mas é preciso ter essa atitude em todas as nossas ações no dia a dia. Ela nos deixa diferente das pessoas comuns do mercado de trabalho. E por isso ela exige mais energia, personalidade, firmeza de propósito, caráter e personalidade.
Mas, afinal, o que é ser proativo? Segundo o dicionário, proativo é um adjetivo atribuído a quem “pensa e age antecipadamente; que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver problemas futuros”.
Dar o primeiro passo pode parecer algo corriqueiro em nossas vidas. Como o nosso programa educativo, estimulamos nossos alunos a dar o primeiro passo de maneira mais consciente, com senso crítico e responsabilidade diante das escolhas que a vida muitas vezes nos coloca. ...
Veja algumas atitudes e características de pessoas que têm proatividade:
Pessoas proativas têm senso de prontidão e são capazes de identificar as oportunidades e agir na hora certa. Evitando os riscos e criando novas soluções. Além disso, elas também são flexíveis o bastante para se adaptar às mudanças e ainda influenciam sua equipe.
O profissional proativo é aquele que não espera ordens para se movimentar. ... O profissional proativo também está constantemente se aprimorando, estudando e treinando para se destacar em sua área. É alguém que está sempre em ascensão profissional, muito à frente dos seus colegas de trabalho.
Significado de Dinâmica substantivo feminino Estudo dos movimento dos corpos e da força por eles produzida. [Figurado] Reunião das forças, ou do potencial interno, causadoras do incentivo, do estímulo ou da evolução de alguma coisa: a dinâmica da sustentabilidade pode mudar uma sociedade.
Estudo do movimento e suas causas A Dinâmica é parte da mecânica responsável por analisar as causas do movimento e os seus possíveis efeitos. Ela estuda o comportamento dos corpos e a ação das forças que produzem ou modificam os movimentos.
A dinâmica de grupo é uma ferramenta que consiste na reunião de várias pessoas no mesmo local para a realização de atividades nas quais elas interagem entre si.
As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton fundamentam a base da Mecânica Clássica.
De acordo com a Segunda Lei de Newton: “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”
Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. ... Deformação: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ação de uma força. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.
Outro exemplo de aplicação dessa lei no cotidiano é o movimento dos carros. Se for preciso fazer uma curva enquanto estiver dirigindo, será preciso que você atue girando o volante. Se não, o carro permanecerá em linha reta.
Ao chutar-se uma bola, percebe-se que a força aplicada pelo chute define qual será a velocidade em que a bola será lançada: quanto maior é a força, maior será a aceleração adquirida pela bola, o mesmo aplica-se a bolas de diferentes massas, uma vez que: quanto mais leve é a bola, mais aceleração ela adquire.
Ao andarmos, o nosso pé exerce uma força sobre o chão e, devido a lei de ação e reação, o chão aplica a mesma força sobre o pé, levando-o a se deslocar. Quando puxamos ou empurramos um objeto, estamos exercendo uma força F sobre ele. Quando escrevemos, o contato entre o lápis e o papel gera uma força de atrito.