A forma ABRIDO caiu em total desuso, sendo errado o seu uso. A única forma correta é ABERTO. Normalmente, os particípios regulares são usados na voz ativa (com os auxiliares ter ou haver): A cozinheira TINHA (ou havia) FRITADO os ovos. / Os policiais HAVIAM (ou tinham) PRENDIDO os assaltantes.
Significado de Detrás Depois; logo após: o atleta chegou detrás dos demais. Detrás de. Por detrás de. Localizado na parte posterior; oposto à frente: detrás daquela igreja, há um supermercado; o pássaro machucou-o por detrás.
Há verbos, muitos verbos, que têm dois particípios. ... Nos verbos com um único particípio, não há escolha. O verbo "fazer", por exemplo, tem um só particípio. Não se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida".
Errado: Eu tinha ABRIDO a porta. Correto: Eu tinha ABERTO a porta. O particípio do verbo abrir NÃO aceita duas formas, isto é, abrir não é um verbo abundante. A única forma correta, neste caso, é aberto.
O mesmo que: ourado, alucinado, desvairado. Fugir de maneira alucinada.
Conceição Saraiva, o verbo abrir tem apenas um particípio passado — aberto.
Indicativo
Já teve dois particípios: abrido e aberto. O primeiro saiu de uso. O mesmo aconteceu com os verbos cobrir e escrever, que de cobrido/coberto e escrevido/escrevinhado/escrito só ficaram com o último particípio. ... Tem um único particípio: o regular chegado.
O verbo abrir em português é muito usado....Indicativo.
Para mais esclarecimentos sobre o tratamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Cookies....abrir.