Empenamento é a distorção da peça de madeira em relação aos planos originais das superfícies. Ocorre durante a secagem devido a suas propriedades de contração, por mal empilhamento com falta de restrição na pilha ou pela própria propensão da madeira, mas é possível manter estas deformações dentro de certos limites.
Para evitar que o empenamento ocorra, é importante manter as peças de madeira longe da umidade excessiva, pois o material aumenta e diminui de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar, absorvendo o liberando água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo. Isso é chamado de higroscopia.
“Já a madeira, além de ser um produto natural e permitir diversos usos, é charmosa e aconchegante. As espécies mais recomendadas são cumaru, peroba e ipê, pela resistência natural que tem às intempéries. Mas para garantir a durabilidade e o seu aspecto original, é preciso ter cuidado”, ressalta a arquiteta.
Stain: alternativa eficaz contra chuva e sol O stain é um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra umidade, cupins e fungos. É a solução preferida de arquitetos para janelas, portas e móveis de madeira que ficam expostas à chuva e sol.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Óleo de amêndoas e vinagre branco para dar brilho à madeira. Este polidor caseiro é uma boa alternativa para polir madeiras estragadas ou com manchas difíceis. É uma ótima solução contra as marcas que os copos deixam e contra a perda de brilho do verniz.
1. Faça uma mistura de água, aproximadamente 3 copos, 1 colher de álcool e um pouco de sabão de coco líquido, borrife na superfície que deseja limpar e passe um pano branco, limpo, de preferência de algodão, removendo assim toda sujeira. Para finalizar lave o pano em água corrente e passe novamente em todo móvel.
Para limpar a madeira opte sempre por sabão neutro em água morna e um pouco de vinagre, se quiser. Isso é suficiente para eliminar manchas e acabar com o aspecto fosco. Depois use um pano seco e outro de microfibra ou algodão para dar acabamento e retirar marcas de gota de água que possam ter ficado.
Primeiro, passe o pano levemente umedecido apenas com água morna e detergente por toda a superfície do taco. Em seguida, aplique um pouco de desinfetante sobre o pano e passe-o mais uma vez ao longo do piso. Por fim, retire qualquer resquício de água com outro pano limpo e seco.
A manutenção dos pisos laminados e dos carpetes de madeira é bem simples. Para a limpeza de rotina, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, seguidos por pano umedecido. Não utilize cera ou produto à base de silicone.
Carpete de madeira e pisos laminados O ideal é passar o pano com uma pequena quantidade de detergente neutro. Por exemplo, se você utilizar no balde 2,5 L você deve colocar meia colher de sopa de detergente neutro. Uma dica valiosa para quem tem animais em casa é higienizar o piso com vinagre.
Você pode passar esse produto uma vez por mês - basta usar um pano macio para espalhar bem. Não tem erro!
Carpetes e tapetes “Evite passar a vassoura, pois ela apenas levantará o pó”, explica Cristina. Para eliminar manchas, tente esta fórmula doméstica: dissolva uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna.