A escola francesa usa para tratamento agulhas convencionais, agulhas semipermanentes (ASP), infravermelho, laser, massagens auriculares etc. Já a chinesa utiliza mais sementes, cristais e as próprias agulhas.
A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo. Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.
Os estúdios de piercings e tatuagens são lugares ótimos para se fazer uma perfuração na orelha. Isso porque o profissional body piercer é capacitado para fazer perfurações em diversas partes do corpo. Então, certamente, um furo simples no lóbulo não será problema para o profissional.
A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.
http://dx.doi.org//div>
Sangramentos Pacientes com sangramentos, problemas de coagulação e em uso de anticoagulantes não deverão receber tratamento de Acupuntura.
Os benefícios da acupuntura vão muito além da dor nas costas: as agulhas ajudam a emagrecer, controlam a ansiedade e reequilibram todo o organismo. Utilizada há mais de dois mil anos pela medicina oriental, a acupuntura consiste na estimulação de pontos anatômicos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo.