Morbidade e Mortalidade A palavra morbilidade provém da palavra latina morbus, que significa tanto doença física, enfermidade, como doença do espírito,paixão. A medida de morbidade é um dos temas centrais da epidemiologia, sendo que sua obtenção apresenta diferentes graus de dificuldade.
Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
Refere-se a elevação brusca, temporária e significantemente acima do esperado da incidência de uma determinada doença. Surto: É uma ocorrência epidêmica, na qual, os casos estão relacionados entre si, atingindo uma área geográfica delimitada ou uma população restrita a uma instituição: colégios, quartéis, creches.
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.
A ocorrência de surtos pode ser identificada de várias maneiras. Entre elas destacam-se: Notificação por profissionais de saúde que percebem em sua rotina uma elevação do número de casos de determi- nada doença ou de sua gravidade. Informação procedente da comunidade e notificada às autoridades.
Ocorrência de caso autóctone com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado. Ocorrência de casos autóctones sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado, em área definida. Fonte: SESA/COVEP/CEMUN/Redcap.