O Contexto Sócio-Cultural designa um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na actividade da organização e reflecte os valores, costumes e tradições da sociedade e influencia as trocas e os sistemas de trabalho.
As atividades socioculturais na escola acontecem, normalmente, fora da sala de aula. A mudança de ambiente, por si só, ajuda os alunos a terem uma visão diferenciada, possibilitando maior engajamento. Ao mesmo tempo, essa é uma forma de ajudar a fixar conceitos tradicionais que são lecionados em diversos momentos.
Atividades socioculturais são o conjunto de ações realizadas pela Instituição na Comunidade (ou num setor da mesma) e dentro do âmbito de um território concreto, designadamente a freguesia do Reguengo do Fetal, de modo mais abrangentemente no concelho da Batalha, com o objetivo principal de promover nos seus membros ...
Os valores sociocultural são o conjunto de regras, princípios e crenças que governam o comportamento humano dentro da sociedade. ... Por exemplo, durante a adolescência, há a possibilidade de interagir com diferentes grupos, com diferentes crenças e a possibilidade de escolher a qual grupo você deseja pertencer.
Para que o processo educacional seja real é necessário que o educador se torne o sujeito, e o sujeito por sua vez o educador. O homem assumirá posição de sujeito de sua própria educação e para que isso ocorra, deverá estar conscientizado do processo.
A abordagem sociocultural surge em um contexto pós-segunda guerra mundial e tinha como objetivo valorizar a cultura e democratizá-la. Essa abordagem tem como principal inspirador Paulo Freire. ... Segundo Paulo Freire, tem uma tendência internacionalista, há interação entre o sujeito-objeto, homem-mundo.
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.
educação bancária é quando o professor transmite o conhecimento e quer que o aluno devolva a ele o mesmo que recebeu, como se fosse uma transação bancária. Este tipo de educação estimula o aluno a decorar para responder ao professor exatamente o que recebeu, sem análise crítica.