Fossa das Marianas
O novo mergulho recordista chegou a uma profundidade de 10.
10.
O Oceano Pacífico
As 10 águas mais perigosas do mundo
América do Sul
Mar de Iroise
Oceano Glacial Ártico
É indicado navegar com vento e ondas vindo pela popa do que pela proa. Mas, se o mar estiver muito agitado e o barco, incontrolável, navegue com um ângulo de 45 graus em relação a ambos, que fica mais seguro.
Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso. Onde ela é grossa, a praia tende a ser íngreme, então a água bate e volta. Por isso, a areia média é a mais perigosa e serve como indicador. ... Isso acontece porque a areia média faz com que se formem bancos de areia no mar.
Um dos maiores perigos estão relacionados com as chamadas correntes de retorno. Essas correntes são resultado do retorno da água para o alto-mar através de pequenos canais após sua chegada através das ondas. Elas são rápidas (em torno de 3 m/s) e podem levar uma pessoa rapidamente para o fundo.
Elas ocorrem quando conjuntos de ondas vindos de direções diferentes se cruzam perpendicularmente no litoral. E são bem perigosas para embarcações. O fenômeno, chamado em inglês de cross-sea, ocorre quando ondas formadas em locais diferentes, e que estão se propagando em ângulos diferentes, se encontram.
Elas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: Quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. Uma vez que a energia da água é despendida, a água que ultrapassou aquele nível médio é empurrada de volta pela força da gravidade.
Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.
— É o movimento de água no sentido do mar aberto, transversal à praia. Ele é formado pelo excesso de água empilhada pelas ondas sobre a praia que retorna atravessando a arrebentação e escavando canais na areia. O movimento é muito rápido e acaba se estendendo até 100 metros para dentro do mar.
A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.
Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. ... Também a força gravitacional do Sol interfere nas marés, apesar de menos intensamente. Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas.
Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e, em uma menor escala, da atração gravitacional o Sol exerce sobre os oceanos; sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos ...
Parto, cabelo, sono: afinal, qual é a influência da lua sobre nossa vida? Popularmente, ela tem muitos poderes: fazer crescer o cabelo, adiantar os partos, alterar o sono, influenciar o ciclo menstrual e até desencadear surtos de loucura.
No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
Pode conferir: quando vemos a Lua em fases cheia ou nova, a maré está alta; quando as fases são crescente ou minguante, a maré baixa. Mas não é a Lua em si que determina o volume das águas no oceano, mas uma equação de forças gravitacionais que envolve o satélite terrestre, o Sol e a própria Terra.
Lua Nova: sol, lua e terra estão alinhados, o sol e a lua estão na mesma direção. A força de atração é somada causando elevação máxima da maré. Lua Minguante: a lua está a oeste do sol, quase formando um ângulo de 90° entre eles. A atração é quase nula causando a menor elevação da maré.
A gravidade da Lua influencia nas marés oceânicas, nas colheitas, chuva, aumento do dia sideral da Terra etc. ... A rotação, em torno do seu próprio eixo, a revolução, ao redor da Terra, e translação, ao redor do Sol, junto com a Terra. Sendo quatro as fases da Lua, importante falar um pouco de cada uma delas.
lua cheia
Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra. Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Lua Cheia
Portanto só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Nova, e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra. ... Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol.