Lista com aumentativos e diminutivos
No caso de cadeira, temos o aumentativo sintético: cadeirão e o diminutivo sintético: cadeirinha. Há também o aumentativo analítico: cadeira grande e o diminutivo analítico: cadeira pequena.
O termo sintético é proveniente de síntese (que significa algo resumido). Por isso, o aumentativo sintético é composto por apenas uma palavra, enquanto o aumentativo analítico é composto por duas palavras.
Relativamente aos substantivos de formação sintética, acrescentam-se, para os aumentativos, os sufixos: –aço (rico/ricaço), -aça; (bigode/bigodaça; vidro/vidraça), -ão (casa/casarão; faca/facalhão; rapaz/rapagão; chapéu/chapelão; porta/portão; sala/salão; papel/papelão; voz/vozeirão), -ona (pedra/pedrona); alhão (drama ...
Grau Aumentativo Classifica-se em: Analítico = o substantivo é acompanhado de um adjetivo que indica grandeza. Por exemplo: casa grande. Sintético = é acrescido ao substantivo um sufixo indicador de aumento.
Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. ... Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico (com opiniões críticas do autor).
A síntese de texto é um tipo especial de composição que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, só devem ser aproveitadas as ideias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
Material sintético é aquele que não é fabricado naturalmente, ou seja, que tem intervenção do homem são produzidos por processos químicos, esses materiais nos rodeiam o tempo todo, como; detergentes, borracha sintética ,nylon, acrílico, entre muitos outros.
As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem extraída da natureza. ... Já o Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza. Exemplo: fio de nylon, plástico, garrafas de vidro e acrílico.
Exemplos de materiais sintéticos:
Detergentes, Borracha sintética , Nylon, Acrílico entre outros.
Exemplos: argamassa, concreto etc. Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza e pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece - Material Natural Não Manufaturado - ou pode ser transformado de modo a poder ser utilizado - Material Natural Manufaturado.