Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH.
Éteres são usados como solventes de óleos, gorduras, resinas e na fabricação de seda artificial. ... O éter etílico dissolve graxas, óleos e resinas, por isso é usado na indústria como solvente de óleos e tintas.
Em química, aldeído é uma função orgânica que se caracteriza pela presença em sua estrutura do grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, caracterizando a presença de um grupo -CHO na extremidade do composto orgânico, denominado aldoxila, metanoila ou formila.
A nomenclatura de aldeídos segue as mesmas regras que a das cetonas, porém a terminação é “al” e não é necessário numerar a posição do grupo funcional na cadeia. ... O sufixo é “al”, enquanto que nas cetonas é “ona”; Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A nomenclatura usual é uma segunda forma de nomear um álcool que utiliza uma regra diferente da trabalhada na nomenclatura oficial (IUPAC). Nessa estrutura, temos o grupo OH ligado diretamente ao radical etil (H3C-CH2), logo, seu nome usual é álcool etílico.
C2H5OH
Álcoois. Possuem o grupo hidroxila, (OH)-, ligado a um átomo de carbono saturado (que possui somente ligações simples).
Por possuir poucos elementos químicos em sua formação, e cadeia com apenas dois átomos de carbono, o etanol é um composto orgânico muito leve, e o mais leve dos combustíveis comuns se comparado com a gasolina, que possui cadeias entre quatro e doze carbonos, e com o diesel, que possui mais de doze carbonos.