Dessa maneira, como na dieta cetogênica há uma redução drástica da presença de carboidratos na alimentação, o leite seja ela integral, semidesnatado, desnatado ou a versão sem lactose devem ser evitados.
Parmesão, queijo suíço, queijo coalho, cheddar, muçarela, queijo cottage, cream cheese, iogurtes e manteiga. Azeite, óleo de coco e banha de porco.
Queijos permitidos na Dieta Cetogênica
O requeijão puro, tradicional, é permitido na dieta low-carb. Entretanto, existem alguns tipos de “requeijão” que são enriquecidos com amido, ou seja, carboidratos.
Alguns queijos mais maturados chegam a ter virtualmente zero carboidrato. Para ajudar a escolher leve em consideração a cor: quanto mais amarelo e duro, mais maturado vai ser, por isso melhor para a dieta low carb. Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são: Muçarela.
Mussarela. A mussarela é um dos queijos mais consumidos e pode sim ser utilizado em uma alimentação saudável. Possui uma boa quantidade de proteína e algumas vitaminas e minerais, com destaque à vitamina B12.
No Brasil, os queijos com menos carboidratos e encontrados com facilidade são provolone, muçarela, parmesão e prato.
Resumindo: Pode usar o bacon para incrementar seus ovos, o presunto para petiscar, e a calabresa ou o pepperoni para rechear a sua pizza low-carb. Mas jamais troque a base da sua alimentação (as carnes, ovos, peixes e vegetais pouco processados) pelos frios e carnes curadas.
Aquilo que come deve estar em consonância com as calorias que o corpo pode gastar; não é recomendável encher-se de presunto, mas sim é aconselhável desfrutá-lo em qualquer dieta equilibrada pelo seu poder saciante e nutritivo, o presunto não engorda tanto como muita gente acredita.
Alimentos permitidos
Para quem está na rua e se vê cheia de fome urgente, o salame sempre é aquela opção que você encontra em qualquer padoca ou mercadinho. Nesses vários anos de low carb, pacotinhos de salame e queijo já quebraram MUITO o galho! Não esqueça: feito é melhor que perfeito. Antes salame do que coxinha.
Apesar de deliciosos, é preciso moderação ao consumir qualquer um desses alimentos. Conheça os benefícios - e os pontos de atenção - de cada um. O salame é cheio de gordura e sódio, o amendoim é calórico e a azeitona é pobre em proteína. Os três petiscos empatam quando se avalia a capacidade de nos fazer salivar.
Dieta da proteína: carne é bem-vinda Embora a restrição ao carboidrato seja mais severa - abaixo do limite mínimo de 30 gramas aceito no método low carb - nesse tipo de alimentação, as proteínas com alto teor de gordura são bem-vindas, de acordo com a profissional.
Carnes in natura são praticamente zero carbo, tirando órgãos como o fígado, que chega a cerca de 5% de carboidratos líquidos segundo o FatSecret. Na prática, considere como se fosse zero. Resumindo: Peixes como o salmão, sardinha e truta, crustáceos, frango, porco, boi, cordeiro, peru, vitela, minhocas.
Opções de café da manhã saudável
Atenda ao chamado do estômago com um café da manhã completo e equilibrado. Para garantir energia e saciedade, vale colocar fontes dos principais macronutrientes na mesa: Carboidratos: pães integrais, frutas, tubérculos, cereais integrais minimamente processados, como aveia, chia e linhaça.