A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
João Cândido foi um marinheiro negro que liderou a Revolta da Chibata, ele era conhecido como o Almirante Negro. A revolta servia para "libertar" os marinheiros dos castigos que recebiam, levar chibatadas.
Qual a significação histórica que a liderança de João Candido tem no desenvolvimento desse episodio de conflito. Do ponto de vista histórico, a participação de João Candido, o Almirante Negro, representava o teor das graves desigualdades que afetavam a sociedade como um todo.
Resposta. Resposta: Os marinheiros decidiram que iriam fazer uma sublevação, uma revolta pelo fim do uso da chibata em 25 de Novembro de 1910. Inicialmente os comitês revolucionários pensaram no dia 14, depois dia 15, depois 19, e por fim fixaram o dia 25.
A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.
Eles reivindicavam mudanças no código de disciplina da Marinha, que punia as faltas graves dos marinheiros com 25 chibatadas. Além dos castigos físicos, os marinheiros reclamavam também da má alimentação e dos miseráveis soldos.
motim | Definição ou significado de motim no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) com o objetivo de melhorar a experiência de utilização durante a sua visita.
A insurreição contra as autoridades constituídas pode ser chamada de sedição ou de sublevação.