Além do arroz, você também pode dar para suas codornas comer além da ração as famosas verduras.
As codornas colocam apenas um ovo a cada 24 horas, e a explicação disto é bastante simples, o que acontece é que elas precisam deste tempo para que o ovo possa se formar de forma adequada, afinal, é necessário que as células se multipliquem, e a casca do ovo se forme por completo.
Segundo o especialista Pasquale Perrone, para botarem ovos, as codornas não podem ser criadas soltas, ao ar livre. É preciso que as fêmeas não tomem vento direto, ou seja, estejam protegidas e quentinhas. Por isso, o usual, em criações pequenas, é criá-las em gaiolas.
Como posso saber se as codornas da minha criação são machos ou fêmeas, pois há mais de um mês forneço ração de postura sem contar com um ovo? É possível identificar pela cor da plumagem o sexo de codornas a partir do período entre 21 e 28 dias de idade.
Codorna japonesa é a preferida dos brasileiros A mais utilizada por criadores brasileiros é a codorna japonesa, porém a européia também é bastante escolhida entre os criadores. Além disso ela é uma das mais baratas do mercado, por isso quem está começando a criação costuma optar por ela.
Essa espécie costuma gostar de muito espaço para se movimentar livremente, portanto, separe um espaço equipado com bebedouros e comedouros e que permita também essa movimentação. Mas, cuidado com o tamanho do bebedouro que implantará em seu viveiro, por se tratar de ave pequena a chance de afogamento é bem grande.
As codornas recém-nascidas devem ser privadas de alimento nas primeiras 24 horas de vida. A prática permite que as avezinhas se alimentem apenas de substâncias presentes no saco vitelino tão importantes para a boa imunidade das codorninhas.