EQST

Qual Era A Base Do Pensamento De Espinosa?

Qual era a base do pensamento de Espinosa?

Os pontos básicos da doutrina religiosa que fundamentam a fé universal para Spinoza são os seguintes: 1 - Deus existe e é justo e misericordioso; 2 - Deus é único; 3 - Deus está em toda parte e conhece tudo; 4 - Deus domina tudo e faz tudo; 5 - Cultuar a Deus é ser justo, caridoso e amar o próximo; 6 - Quem viver desse ...

Porque o homem é condenado à liberdade?

A liberdade é incondicional e é isso que Sartre quer dizer quando afirma que estamos condenados a sermos livres: "Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer" (em O existencialismo é um humanismo, 1978, p. 9).

Quanto aos homens não é o que eles são que me interessa mas o que eles podem se tornar?

Frase de Sartre “Quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar.” “Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.”

É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre?

“Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre”. (O existencialismo é um humanismo) “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”.

O que Sartre quis dizer com a frase O inferno são os outros?

Ao trazer a célebre expressão, a peça sartriana pondera que o outro, na verdade, é fundamental para o conhecimento de si mesmo. Isto é, o ser humano necessita relacionar-se com o outro para construir a sua identidade, processo nem sempre tranqüilo e harmonioso. O inferno são os outros, o inferno são os outros.

Como o existencialismo explica a transferência do ser?

Ele afirmava que a existência é definida por esta característica do homem que é denominada transcendência. ... A temporalidade une a essência com a existência, une os sentidos do existir; é o que torna possível a unidade da existência, constituindo assim a totalidade das estruturas do homem.

O que sabe o ser humano segundo os existencialistas?

Segundo a vertente existencialista, a existência humana é entendida como uma condição e não como uma natureza. Para o existencialismo, o ser que existe é caracterizado por ser singular, concreto, indeterminado, afetivo, histórico, temporal e livre para fazer escolhas. ...

O que é a consciência para Hegel?

“A tese de Hegel é que toda consciência é autoconsciência; por sua vez, a autoconsciência se descobre como razão; por fim, a razão realiza-se plenamente como espírito, que, através da religião, alcança seu ponto culminante no saber absoluto” (REALE, 2005, p. 112).

O que é racional é real e o que é real e racional?

Essa racionalidade não é algo separada da realidade, ao contrário, são a mesma coisa: "o que é real é racional e o que é racional é real", nas palavras de Hegel. ...

Quem foi Hegel e o que ele defendia?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.

Como é chamada a realidade da arte segundo o entendimento de Hegel?

Nas palavras de Hegel a Estética ou a Filosofia da Arte é a investigação do belo, mas o belo enquanto o que é ou deve ser, não é, para Hegel, o belo natural e, sim, o belo artístico. Mais precisamente Hegel diz que o objeto das “Lições sobre a Estética” é o reino do belo que é a arte.

Por que a moralidade e cultural e histórica?

As qualidades morais seriam instintivas, sendo comum aos humanos e animais. A última afirma que o homem é a origem e o fundamento da moral. ... Nietzsche concluiu que as concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir dos seus interesses, isto é, são produtos histórico-culturais.