ERITEMA INFECCIOSO OU QUINTA DOENÇA OU MEGALERITEMA EPIDÊMICO. Denomina-se quinta doença porque foi a última de 5 doenças descritas que exibem exantemas parecidos. As outras 4 são rubéola, sarampo, escarlatina e doença de Filatov- Dukes.
Resposta. Explicação: A Aids é um processo de destruição do sistema imunológico, que é um conjunto de células que defendem o corpo contra infecções e alguns tipos de câncer. Por isso, os doentes de Aids apresentam uma grande vulnerabilidade a infecções por germes chamados oportunistas, que para eles são fatais.
Como saber se é sarampo (com fotos)
A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo. Atinge adultos e crianças, mas, assim como o sarampo e a caxumba, faz parte das chamadas doenças comuns da infância.
Embora cause sintomas incômodos, a roséola costuma ter uma evolução benigna, sem complicações, e curando-se sozinha. Entretanto, o pediatra pode orientar um tratamento para aliviar os sintomas da criança, como pomadas anti-histamínicas, para aliviar a coceira, ou Paracetamol para controlar a febre, por exemplo.
Assim, os sintomas característicos da rubéola são:
Portanto, a mulher não pode estar grávida naquele momento, pois esse vírus pode causar alterações fetais. Além disso, uma vez vacinada, o ideal é que a mulher espere quatro semanas para engravidar.
As mulheres depois de tomar a vacina contra a rubéola, devem aguardar até 30 dias para engravidar. A vacina não oferece riscos nem a mulher e nem ao feto.
Quem já tomou vacina contra rubéola ou teve a doença deve ser imunizado. O fato de uma pessoa ter sido vacinada ou já ter sido contaminada pela rubéola não impede que ela seja vacinada, todas as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos devem ser imunizadas.