De acordo com os especialistas quando o arroz é servido como prato principal deve-se usar cerca de ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa, o que equivale a cerca de 180 g quando estiver cozinhado. Esta estimativa aponta para cima, logo para arroz carreteiro para 30 pessoas precisa de 9 xícaras (chá) de arroz cru.
Se o arroz for servido como acompanhamento, uma pessoa sozinha come cerca de 1/4 xícara (chá) de arroz cru — o que corresponde a cerca de 90 g. Mas se o arroz for servido como prato principal, calcule cerca de 1/2 xícara (chá) de arroz cru por pessoa — o que equivale a cerca de 180 g.
1 tigela grande de salada. 90 unidades de pão. 6 xícaras de arroz. 1kg de sal grosso.
Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade para uma pessoa é de 1/4 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50g. Mas se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada), a quantidade para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g.
Sabendo disso, já é meio caminho andado. Se for acompanhamento: em média uma pessoa come ¼ de xícara de chá de arroz cru ou 90 gramas. Agora se o arroz for o prato principal, dobre essa quantidade. Se você não tiver medidor, uma porção fechada na mão serve uma pessoa se for acompanhamento.
Uma porção equivale a 80 gramas de frutas, legumes ou verduras ─ uma banana pequena, uma pera ou três colheres de chá de espinafre ou ervilhas.
O que pode comer à vontade? Veja quais são os alimentos liberados para comer sem culpa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de frutas, hortaliças e verduras frescas, em uma quantidade aproximada de 400 g/dia.
Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.