Quando o leite entra em contato com o meio exterior, os microrganismos iniciam sua multiplicação e outro fator deve ser considerado, a composição do leite. Ele é constituído de água, proteínas, gordura, lactose, e apresenta, no momento da ordenha, um pH próximo ao da água, ou seja de 6,5 a 6,8 (baixa acidez).
Entende-se por iogurte, segundo RIISPOA, o produto obtido pela fermentação láctea através da ação de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. É um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo.
A obtenção do iogurte é através da fermentação lática pela ação dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, eliminando o ácido lático que coalha o leite.
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. ... O leite virou iogurte.
O iogurte é produzido a partir da fermentação do leite, de um processo metabólico realizado por bactérias. Estes microrganismos produzem energia convertendo a lactose do leite em ácido lático, composto que dá um sabor mais azedo ao produto final. Para este processo correr bem, a qualidade do leite é fundamental.
Os laticínios são produtos derivados do leite, como o queijo, o iogurte, a manteiga, o creme de leite, o doce de leite, entre outros. ... Alguns importantes alimentos funcionais também são derivados do leite, como os leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.
Para manter o kefir sempre saudável e produtivo, deve-se sempre armazená-lo em um recipiente com leite ou água com açúcar após cada fermentação, lembrando de não utilizar utensílios de metal e de sempre tapar o recipiente com uma gaze ou pano limpo ou papel toalha, para que ele não tenha contato com moscas ou formigas.
Os produtos lácteos, também conhecidos como laticínios, são os derivados do leite que fazem parte do cotidiano alimentar da maioria das pessoas. Há os lácteos com fermentação, a exemplo do queijo, iogurte e probióticos, e os sem fermentação, como o próprio leite, manteiga, margarina e sorvetes.
Exemplos de Substantivos Derivados
O leite de vaca é um alimento de origem animal. ... Só podemos chamar de leite a secreção nutritiva de cor esbranquiçada que é produzida pelas glândulas mamárias, como o leite de vaca. O que costumamos chamar de leite vegetal, a exemplo do leite de soja ou leite de coco, é, na verdade, o extrato vegetal desses alimentos.
Na década de 70, surgiu o leite longa vida ou leite de caixinha, comercializado em embalagens cartonadas. Este produto sofre tratamento térmico a uma temperatura elevada (130ºC por 2 a 4 segundos) em um processo chamado de ultrapasteurização (UHT, sigla em inglês).
Devido à alta necessidade de produção para atender a demanda, a indústria leiteira exige muito mais das vacas do que elas poderiam dar. Por isso, inevitavelmente, todo leite contém quantidades relativamente significativas de pus e sangue.