São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, defronte, atrás, detrás, atrás, além, aquém, antes, algures, nenhures, alhures, aonde, longe, perto. Exemplos: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente.
Dependendo do uso, eles são classificados em diversos tipos:
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: ... Os (artigo) da contração por + os é adjunto adnominal de avós.
Identificando o adjunto adnominal Meu irmão veste roupas vistosas. No exemplo acima, temos que: “Meu” determina o substantivo “irmão”, portanto, trata-se de um adjunto adnominal. “Vistosas” caracteriza o substantivo “roupas”, portanto, também é um adjunto adnominal.
Adjunto adnominal - Artigos, adjetivos e pronomes na análise sintática. Em sintaxe, os artigos, pronomes e adjetivos que modificam um substantivo são chamados de adjuntos adnominais. Entenda para que eles servem e como funcionam.