Por não possuir a lógica como fundamento, os mitos assumem um caráter fantástico (fantasioso). ... Portanto, um mito é mais que uma narrativa ficcional. Em civilizações tradicionais que possuem uma consciência mítica não há a mesma relação e divisão nos dias atuais entre o que é natural e sobrenatural.
Vamos então buscar explicações nos PRÉ-SOCRÁTICOS : A passagem da consciência mítica para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. ... Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.).
A palavra “mitologia” é utilizada para se referir ao conjunto de mitos de uma determinada cultura. Um exemplo é a mitologia egípcia, conjunto de mitos que explicam a visão de mundo e a religião dos egípcios antigos.
Religião e mitologia O termo é constantemente utilizado no sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos. Muitas pessoas veem seus textos sagrados como possuindo verdades religiosas, inspiradas divinamente.
A mitologia grega se originou de um conjunto de relatos fantasiosos e imaginativos em que os gregos procuravam explicar, por exemplo, a origem da vida, a vida após a morte, dentre outros assuntos. Os deuses gregos eram homenageados por meio de jogos e competições esportivas.
Cronos