A espinha bífida é causada pela falha no fechamento do tubo neural durante o primeiro mês do desenvolvimento embrionário (muitas das vezes a mãe sequer sabe da gravidez).
A espinha bífida, também conhecida como espinha bifurcada, é definida como uma malformação congênita causada por uma ausência de fusão das estruturas embrionárias da linha média (tubo neural embrionário).
Os defeitos do tubo neural são um tipo específico de defeito congênito do cérebro, da coluna vertebral e/ou da medula espinhal. Os defeitos do tubo neural podem causar lesões nervosas, dificuldades de aprendizagem, paralisia e morte.
Ela é uma anomalia que ocorre quando o tubo neural não se fecha corretamente, mais exatamente na região do neuroporo posterior.
Resposta. Resposta: É uma malformação congênita caracterizada pelo fechamento incompleto do tubo neural.
A causa da mielomeningocele ainda não é muito bem estabelecida, no entanto acredita-se que é resultado de fatores genéticos e ambientais, sendo normalmente relacionada com histórico de malformações da coluna na família ou deficiência de ácido fólico.
Perda do controle da bexiga ou dos intestinos. Paralisia parcial ou completa das pernas ou pés. Pés ou pernas tortas. Déficits de aprendizado geralmente leves.
CID – Mielomeningocele