Quando usar o Método Cascata?
O modelo cascata — também conhecido como processo Waterfall — é uma metodologia de desenvolvimento de software surgida na década de 1970. Sua principal característica é a divisão das tarefas em etapas predeterminadas, que são executadas de forma sequencial.
A metodologia Waterfall, palavra em inglês que significa cascata, é considerada a forma mais tradicional de gerenciar projetos. Assim como os fluxos de trabalho de construção e fabricação, essa metodologia é um processo sequencial. ... É quase impossível voltar ou avançar etapas sem comprometer parte ou todo o projeto.
Como exemplos de métodos ágeis, pode-se citar o Scrum, o Kanban, o Lean e muitos outros – sobre os quais vamos falar nos próximos parágrafos.
Metodologias ágeis são conjuntos de práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado.
A Metodologia Ágil é uma alternativa ao modelo tradicional de gestão de projeto. O objetivo é auxiliar as empresas a lidarem com imprevisibilidades dentro de projetos, por intermédio de ciclos que estimulam maior interação entre consumidores e colaboradores.
As Metodologias Ágeis visam minimizar os riscos relacionados às incertezas dos projetos e com os imprevistos de maneira mais natural e rápida; também proporcionam melhor comunicação — e, o mais importante, a maior satisfação dos clientes.
Ser Agile é ser centrado no cliente (customer-centric), o que significa que para adotar a metodologia é fundamental saber ouvir suas necessidades e os feedbacks recebidos em cada entrega. Logo, a empresa deve fomentar a cultura do aprendizado a partir dos erros.
As Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas que contribuem para o processo de gestão de projetos com maior agilidade, interação e entregas com prazos curtos. Através dessas abordagens, os resultados são mensurados por meio de um produto finalizado.
1. Que se move com facilidade e presteza. 2. [Figurado] Vivo.
O Manifesto Ágil é um documento que foi criado em 2001 por profissionais do segmento de TI, que, apesar de pertencerem a áreas distintas, perceberam que havia opiniões sobre o desenvolvimento de software em comum entre eles.
Na metodologia ágil o foco principal é a entrega de valor ao cliente, por isso é priorizado a entrega à documentação, por exemplo. ... Por exemplo, o planejamento da metodologia ágil é de forma iterativa e incremental enquanto a da tradicional planeja com muita antecedência como será cada etapa do projeto.
A metodologia tradicional considera que só será possível avaliar a percepção de valor de um produto ou serviço quando ele for 100% entregue. Nos métodos ágeis, no entanto, essa percepção de valor acontece conforme as etapas do projeto são entregues.
Já a gestão tradicional trabalha com mais enfoque e de maneira mais hierárquica. ... Nesse modelo de gestão, o processo é sequencial e totalmente focado no resultado final, sendo assim, dificilmente há espaço e abertura para implementações em conjunto com o cliente durante o desenvolvimento do projeto.