O projeto iluminista-liberal influenciou a independência das colônias e as revoluções liberais burguesas dos séculos 18 e 19. Com base no ideário iluminista, a Revolução Francesa substituiu o Absolutismo e o mercantilismo pelo liberalismo político e econômico, a aristocracia pela burguesia no poder.
Entre as consequências da Revolução Inglesa, destacam-se a criação da Comunidade da Inglaterra, a dissolução do direito divino e a imposição da monarquia constitucional ou o desenvolvimento do modelo capitalista. O iluminismo foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, durante os séculos XVII e XVIII.
Resposta. Resposta: A Revolução Inglesa acontece no século XVII, foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna.
A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no século XVII, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como o ritualismo e organização episcopal na Igreja Anglicana. ... Desde o início, os puritanos já aceitavam a doutrina da predestinação.
A Revolução Gloriosa propiciou várias mudanças na Inglaterra: A Igreja Anglicana se consolidou como a igreja oficial do Estado; Os católicos foram afastados da vida pública; Outras formas de protestantismo não seriam toleradas.
A Revolução Gloriosa marcou a consolidação da monarquia constitucional na Inglaterra por meio da deposição de Jaime II e da coroação de Guilherme de Orange e Maria Stuart. A Revolução Gloriosa é o nome que se dá aos acontecimentos que se passaram na Inglaterra e levaram à deposição de Jaime II do trono inglês em 1688.
A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional. ... As consequências da Revolução Gloriosa foram a redução dos poderes do rei e o predomínio da burguesia sobre o Parlamento.
A principal consequência da Revolução Inglesa foi o fim do Absolutismo naquele país, sendo este sistema substituído pela monarquia parlamentarista, tendo o Rei, ao longo dos séculos, se tornado cada vez menos politicamente importante.
A Revolução Gloriosa, ocorrida em 1688, foi a primeira revolução burguesa da história, além de ser responsável pela queda da dinastia Stuart na Inglaterra. ... A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra.
Resposta: Causas: Conflitos políticos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II 1985 a 1688. Consequências: Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituido pela monarquia parlamentar constitucional.
Podemos citar como marco inicial a criação de um parlamento inglês no ano de 1707 que possuía poderes para limitar o rei. Assim, os atritos entre o rei e a burguesia que eram os representantes do parlamento se acentuaram o que deu orgiem a guerra civil inglesa, chamada de revolução puritana.
O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu.
Resposta. Puritanismo (o calvinismo inglês), que era a religião que mais atraía a burguesia e que dava suporte ideológico para o radicalismo político antiabsolutista.
1. A espada empunhada por Cromwell que está ligada a uma mensagem em grego (“crer em um só Deus”) vinda dos céus, e que parece emanar de uma igreja (acima da coluna da direita) nos apontam para a mentalidade de que o que líder do principal exército parlamentar fazia, era em nome de Deus.
A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. ... Assim denominada porque os puritanos eram os líderes mais ativos do exército parlamentar.
A Revolução Puritana é um efeito direto da Reforma Protestante, às necessidades da burguesia e à aristocracia rural, que passaram por intenso desenvolvimento comercial. O movimento representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino.
O Governo de Carlos I foi impopular por uma série de razões: os impostos eram elevados, os direitos políticos garantidos pelo Parlamento eram frequentemente desrespeitados (o próprio Parlamento foi fechado em mais de uma ocasião) e havia conflitos religiosos no país, além de haver disputas entre a alta burguesia e o ...
Os Escavadores (em inglês: Diggers), ou como chamavam-se entre si, Verdadeiros Niveladores (em inglês: true levellers), formavam um grupo de radicais protestantes da Inglaterra liderado por Gerrard Winstanley. Foram vistos algumas vezes como precursores do anarquismo moderno e também associados ao socialismo agrário.
Resposta: Winstanley estava elaborando uma teoria coletivista que antecipa o socialismo e o comunismo dos séculos XIX e XX (...) Winstanley compreendeu o aspecto crucial do pensamento político moderno: que o poder do Estado está relacionado ao sistema de propriedade e ao corpo de ideias que sustenta esse sistema.
Os cavadores defendiam uma reforma agrária radical, com o confisco das terras da igreja, do governo e dos grandes proprietários. A entrega das terras confiscadas era dada aos pobres para que eles cultivassem e ficassem com o fruto do seu trabalho.
No rastro do Novo Exército, surgiu também um partido, os niveladores ("levellers"), pequenos proprietários que defendiam a república, o direito de voto e de representação no Parlamento a todos os homens livres, o fim dos monopólios reais, isto é, o livre comércio, a separação entre a Igreja e o Estado.