Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.
a ligação iônica tende a ser mais forte que a covalente, pois a diferença de eletronegatividade entre os átomos é maior, o que torna a substância mais estável.
A ligação iônica é entre metal e ametal ou hidrogênio, a ligação covalente é entre ametal e ametal ou hidrogênio, já a ligação metálica é entre metal e metal. Outra diferença é que na ligação iônica os átomos se ligam por uma atração eletrostática e já ligação covalente é por uma força eletromagnética.
Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:
Resposta. e)S8⇒ S é um Ametal que está ligado com ele mesmo formando assim uma ligação covalente. Logo, percebemos que as únicas opções que se encaixam na primeira condição (que a primeira substância seja uma ligação iônica) são as letras c e d.
NaCl
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.
A ligação covalente pode ser representada ainda por duas outras fórmulas: Fórmula Eletrônica ou Fórmula de Lewis: nessa fórmula aparecem também os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos.