Porque Depois Do Banho Fico Todo Me Coçando?

Porque depois do banho fico todo me coçando

A coceira na pele é um problema bastante comum e que se torna ainda mais recorrente nos meses de inverno, quando a água o banho fica um pouco mais quente e sair dele fica um pouco mais difícil.

Apesar de ser raro, a COVID-19 pode causar o surgimento de lesões vermelhas, ou roxas, parecidas com urticária, e que também podem também causar coceiras na pele de algumas pessoas. Essas manchas e coceiras podem surgir em diferentes partes do corpo, como pernas, braços e mãos, e geralmente são causadas por uma reação do sistema imunológico para combater o vírus SARS-CoV-2, podendo durar entre 5 e 14 dias.

As principais causas da coceira na pele

A pele ressecada, chamada de xerose cutânea, é causada, principalmente, pelo uso excessivo de sabonetes, por banhos muito quentes e demorados, ou devido envelhecimento da pele que fica mais fina e perde a capacidade de produzir óleo e reter a hidratação natural, o que pode causar coceira constante, além de outros sintomas como irritação, descamação ou até rachaduras pele. Esse tipo de coceira é mais comum de ocorrer nas pernas, braços ou barriga.

A coceira de origem psicológica, também chamada de prurido psicogênico, é diagnosticada pelo médico quando não se consegue encontrar a causa da coceira mesmo após investigação médica detalhada e demorada, com exames e avaliações físicas.

Somos de Belo Horizonte. A capital do pão de queijo, do cafezin, da mesa farta, da Pampulha e das pessoas acolhedoras. Queremos levar nossa cidade e tudo o que produzimos aqui em BH, para um lugar de destaque. Cada ingrediente foi escolhido com muito carinho, respeitando a natureza, os animais e a nós mesmos. Queremos que o nosso cheirinho viaje pelo mundo, use seu Le Fruit com orgulho.

O que pode ser a coceira no corpo

O que pode ser a coceira no corpo

No entanto, as dermatologistas apontam que algumas das causas mais comuns da coceira na pele são hábitos de higiene inadequados. Sendo assim, elas podem ser evitadas corrigindo nossos hábitos.

“A ingestão diária de água também é indispensável para combater a desidratação do corpo e, consequentemente, da pele, assim mantendo a camada protetora saudável e o tecido cutâneo livre da coceira, ressecamento e vermelhidão”, aconselha Dra. Kédima.

E se a coceira na pele persistir?

Segundo Dra. Paola, "As principais causas de coceira na pele são: pele ressecada, suor, alergia ou picada de inseto. Porém, existem também algumas outras causas como doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até mesmo psicológicas." Assim, a especialista ressalta a importância da busca do tratamento adequado.

Esta ferramenta é apenas uma orientação para tentar identificar a possível causa da sua coceira no corpo. Não deve substituir a consulta com um dermatologista, que é o profissional mais adequado para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

O que causa coceira na gravidez

O que causa coceira na gravidez

O que fazer: nestes casos,o tratamento deve ser indicado pelo médico de acordo com a doença principal que pode estar causando a coceira no corpo. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios antialérgicos, como a hidroxizina, para aliviar a coceira.

*Dra. Kédima Nassif - Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. 

HOME

O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo médico de acordo com a causa da coceira na pele, após confirmação de que não se trata de uma doença dermatológica ou sistêmica. Desta forma, o psiquiatra pode indicar psicoterapia ou tratar a doença de base, com o uso de ansiolíticos ou antidepressivos, por exemplo.

A alergia pode surgir de forma isolada ou ocorrer frequentemente em pessoas que têm tendências a ter alergias, e os episódios podem ser leves ou graves, podendo ser necessário o tratamento com imunoalergologista.

Para evitar todos esses incômodos, o melhor mesmo é manter a barreira cutânea bem hidratada. A especialista explica como isso pode ser feito: “Através da ingestão de água, uso de hidratantes, diminuição da perda de água com óleos e evitar o uso de sabonetes diretamente na pele. Dê preferência aos produtos com ativos prebióticos e outros componentes que auxiliam a hidratação como o ácido hialurônico e a água termal.

HOME

Já diminuiu a temperatura do água, encurtou o tempo do banho, está bebendo água e usando produtos para higiene e hidratação adequados e ainda assim a coceira na pele não vai embora?

A colestase gravídica é uma doença hepática que pode surgir durante a gravidez, que tem essas características, podendo ser necessária a realização de ressonância magnética ou ultrassonografia para confirmar o diagnóstico.

Apesar de não ser nada de tão grave, a coceira na pele é extremamente incômoda e pode sinalizar problemas maiores. Mas o que podemos fazer para evitar esse desconforto?

O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para avaliação das características das lesões e, assim, seja orientado tratamento de acordo com cada tipo de dermatite, o que pode incluir cremes hidratantes à base de ureia, remédios corticoides ou anti-alérgicos, por exemplo.

A Drª Betina conta que não é comum, mas também que não é uma situação rara, e que esse problema pode ocorrer pela falta de hidratação da pele. Segundo a médica, esse ressecamento por acontecer quando: “Usamos excesso de sabonete e retiramos a camada de proteção, ou por uma condição natural da nossa pele e ela se apresenta ressecada, ou por alguma doença de pele que cause ressecamento como atopia, hipotireoidismo e psoríase; ou ainda por uma condição chamada de urticária vibratória causada pela vibração da água na pele desencadeando prurido e urticária”.

Coceira na pele após o banho: entenda por que isso acontece e como tratar


    				Coceira na pele após o banho: entenda por que isso acontece e como tratar

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo médico de acordo com o tipo de microrganismo que causou a infecção, podendo ser indicado o uso de remédios antifúngicos, como nistatina ou cetoconazol, antibióticos, como neomicina ou gentamicina, soluções de permetrina ou ivermectina para escabiose, e antivirais, como aciclovir, para herpes. A coceira também pode ser aliviada com anti-alérgicos receitados pelo médico.

Simultaneamente, bons hidratantes corporais e faciais ajudam a manter a oleosidade e evitar a coceira na pele. “Para isso, o ideal é buscar produtos cujos veículos sejam à base de Fosfolipídeos, que formam uma segunda pele e protegem a pele de forma mais efetiva.” destaca Dra. Paola.

Porque toda vez que eu tomo banho fico me coçando?

O que pode causar a coceira após o banho? Essa situação pode ser ocasionada por erros durante o banho, como o uso excessivo de sabonete, ou por uma condição natural da nossa pele que cause ressecamento, como psoríase, atopia, entre outras. Ela pode ser leve e passageira ou mais intensa e insistente.

Porque depois de tomar sol dá coceira?

A exposição solar em excesso pode estimular a reação do sistema imunológico, formando bolinhas vermelhinhas na pele, que podem causar coceira. A alergia ao sol é mais comum em regiões muito visíveis, como os braços, mãos, colo e rosto.

Quando saio do banho fico com manchas vermelhas?

Quando tomamos banho ou lavamos o rosto com água quente, ela remove os lipídios que fazem parte da barreira de proteção cutânea. Isso pode deixar a região sensível ressecada, com aspecto craquelado ao secar, proporcionando coceira e o surgimento de placas vermelhas no corpo.

Quanto tempo dura a alergia ao sol?

Tratamentos médicos para erupção polimórfica solar Com a proteção certa, a irritação deverá desaparecer sozinha em algumas semanas. Se a sua reação à luz solar for muito incômoda, considere consultar um médico ou dermatologista para conversar sobre as opções de tratamento.

Como se chama a alergia ao sol?

A alergia ao sol é uma reação do sistema imunológico à exposição da pele à luz solar. É também chamado de erupção cutânea fotoalérgica ou fotoalergia e fotodermatose. Estima-se que 5 a 10% das pessoas sofrem de alergia ao sol. Esta doença afeta principalmente as mulheres, sendo que 95% são jovens de 20 a 35 anos.