A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.
Atualmente, as rodas de bicicleta já são feitas de alumínio, kevlar ou fibra de carbono. É o homem reinventando a invenção. Após a descoberta da roda pelos sumérios, a notícia se espalhou.
Resposta. A roda mais antiga encontrada data de 3500 a.C. localizada no atual Iraque. A roda foi muito importante para o desenvolvimento humano, principalmente na criação de meios de transporte como o carrinho de mão, carroças e carruagens e atualmente são mais utilizadas em carros, motos e bicicletas.
Por volta de 3500 a.C., com a roda, apareceram as carroças.
A invenção e patenteamento do primeiro aparelho de telefone ocorreram na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922).
1877
Alexander Graham Bell nasceu dia 3 de março de 1847 em Edimburgo, na Escócia. Dedicou grande parte de sua vida a encontrar um meio de transformar o som em energia e efetuar sua transmissão por um fio.
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".
1 - 1904: O castiçal Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como "castiçal". Ao girar a manivela, um sinal era enviado para a mesa operadora e uma telefonista completava a ligação. Na caixa de madeira existia uma espécie de bateria.
Alexander Graham Bell
O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.
Alexander Graham Bell
Graham Bell se inspirou na transmissão da voz de um indivíduo para outro para criar o telefone. “O seu aparelho 'imitava', por meio de um diafragma, a membrana do nosso ouvido.
Resposta: Essa palavra foi feita a partir do Grego TELE-, “longe”, mais PHONÉ, “som”.