Os agentes internos provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelo movimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. ... As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo.
Os agentes exógenos do relevo realizam o desgaste e desagregação do solo e das rochas e também promovem a formação de novas paisagens superficiais. ... Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão.
Resposta. os rios. e florestas com as chuvas também pode ocasionar esses relevos.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.