O ducto deferente ou canal deferente é um canal muscular que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.
A obstrução dos ductos ejaculatórios faz com que a maior parte do sêmen não seja expelido durante a ejaculação, causando infertilidade. Diversas patologias podem causar obstrução dos ductos, tais como cistos na próstata e inflamação das vesículas seminais.
Por exemplo: se o espermograma apontou baixa quantidade de espermatozoides, é necessário verificar se a causa é hormonal, cujo tratamento é medicamentoso, ou em virtude de varicocele (varizes nos testículos) – que tem tratamento cirúrgico.
Segundo Augusto, além do cigarro, o uso de drogas ilícitas, como maconha e cocaína, diminui a taxa de fertilização e aumenta a taxa de abortamento. Por fim, o professor destaca o sobrepeso e a obesidade como causa de baixa qualidade no sêmen. Assim, o hábito do sedentarismo influencia na fertilidade masculina.
Existem muitas potenciais causas para termos redução nos percentuais de motilidade de espermatozoides. Entre as mais comuns, estão: Períodos longos de abstinência ejaculatória. Infecções com presença de leucócitos (células de defesa) no fluido seminal.
Entenda o que é e como é feito o espermograma....Como entender o resultado.
Motilidade não progressiva: espermatozoides que mexem a cauda mas não se deslocam para nenhum local ou se mexem aleatoriamente não em linha progressiva. Imoveis: analisa qual a porcentagem de espermatozoides que não se movem.
É um exame laboratorial que avalia o potencial fértil do homem. O espermograma analisa a qualidade do sêmen do paciente, segundo alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2010, a partir de uma amostra coletada pelo homem por meio de masturbação após 2 a 7 dias de abstinência sexual.
O paciente pode coletar o sêmen por masturbação em casa e, em seguida, trazer a amostra até a clínica ou na PRÓ-CRIAR. Abstinência sexual de 48 a 72 horas. Testes de vitalidade são exames para avaliar se os espermatozoides estão vivos ou não.
O Espermograma, também chamado de análise do sêmen, contagem espermática, citologia seminal ou estudo da morfologia espermática é realizado a partir de uma amostra de sêmen obtida através de masturbação.