Uma gota de sangue é colocada diretamente sobre uma lâmina de vidro e espalhada em uma camada fina pela sua superfície. Isso é obtido espalhando-se a gota de sangue com a borda de uma lâmina histológica ao longo de outra lâmina, com o objetivo de produzir uma monocamada de células.
- Fazer um esfregaço bem homogêneo, fixar pelo calor e esperar esfriar (conforme roteiro de aula prática parte 1); - Cobrir com cristal violeta, e deixar agir por 1 minuto; - Lavar rapidamente com água; - Cobrir com solução de lugol durante 2 minutos; - Lavar em água corrente; - Lavar a lâmina com álcool-acetona até ...
Em suma, o procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.
- Fixar o esfregaço A fixação pelo calor permite preservar a forma do microrganismo, mas alguns componentes celulares podem ser danificados. Na fixação química (ex. etanol, formaldeído, glutaraldeído, etc.), geralmente, não há destruição da estrutura das células que ficam fixadas à lâmina.
Segundo esse conceito, quando as estruturas celulares são cobertas pela violeta-de-metila, todas se coram em roxo. Com a adição do lugol, também chamado de mordente, ocorre a formação do completo iodo-pararosanilina. Esta reação tem a propriedade de fixar o corante primário nas estruturas coradas.
O primeiro corante utilizado é o cristal violeta, que devido à ligação iônica entre os grupos básicos do corante e os grupos ácidos dos constituintes da membrana celular das bactérias, tanto as gram-positivas quanto as gram-negativas absorvem o corante.
O lugol é o fixador (mordente) usado na coloração do gram, ele faz com que o cristal de violeta seja melhor absorvido pelos flagelos e pela membrana de lipopolissacarídeo das bactérias gram positivas, corando elas de azul. A coloração de gram serve para classificar as bactérias em gram negativo ou positivo.
O método consiste em sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, c reagentes violeta de genciana, lugol, etanol-acetona fucsina. As bactérias que adquirem a coloração azul violet chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a colo vermelho são chamadas de Gram-negativas.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
Duas técnicas são empregadas: a fresco (direto e sem coloração) e fixado e corado. De uma maneira geral, as bactérias têm afinidade por um grande número de corantes, principalmente aqueles do grupo dos derivados básicos da anilina (azul de metileno, cristal violeta e fucsina básica).
Nas bactérias Gram-negativas, tem uma parede celular menos espessa e compostas por:
Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose. ... Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).
O tratamento mais comum para a sépsis provocada por bactérias, sejam elas Gram positivas ou negativas é o uso de antibióticos.
A principal substância que compõem a parede celular das bactérias é o peptideoglicano, cuja função é dar rigidez à parede celular das bactérias. ... Já as bactérias Gram-positivas absorvem o corante e apresentam uma cor voltada para o roxo, uma vez que sua parede é formada por 90% de peptideoglicano.
As bactérias Gram-negativas e Gram-positivas têm a coloração diferente porque suas paredes celulares são diferentes. Elas também causam tipos diferentes de infecções e tipos diferentes de antibióticos são eficazes contra elas. As bactérias Gram-negativas estão envoltas por uma cápsula protetora.
Apesar de as arqueas e as bactérias serem seres procariontes elas possuem diferenças e uma principal é que nas bactérias, a parede bacteriana possui em sua estrutura os peptidioglicanos, já nas arqueas a parede celular possui polissacarídeos e proteínas.
As bactérias são heterotróficas (não produzem o próprio alimento), são mais complexas, unicelulares, procariontes (sem núcleo). Já as Cianobactérias são algas azuis, extremamente simples, autótrofos (produzem o próprio alimento).
Resposta. Afinidade eletrônica - energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização - energia necessária para retirar um elétron de um átomo. Eletronegatividade - atração dos átomos pelos elétrons.
A principal diferença entre eles se refere ao cumprimento.
Resposta:UE, União Europeia designa geograficamente os paises q compôe o bloco europeu, já CEE designa pelo ponto de vista econômico.
A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.