O Big Data vai muito além disso, na verdade. É uma estratégia que ajuda a otimizar processos e a entender padrões de comportamento de clientes e do mercado – tudo para tornar serviços e produtos mais lucrativos. Sua utilização se faz ainda mais importante na atual era digital.
Usamos como exemplos alguns setores da economia e possíveis benefícios gerados a partir de uma estratégia de Big Data. Bancos: Entender e aumentar a satisfação dos clientes; Minimizar riscos e fraudes. Governo: Lidar com congestionamentos; Prevenir criminalidade e gestão de serviços públicos.
Por parte das empresas, é possível analisar as base de clientes, vendas e atendimento, por exemplo, e assim oferecer produtos e soluções mais coerentes para cada cliente sem desperdiçar dinheiro com publicidade e aumentando a probabilidade de venda deste produto.
Então, o uso do Big Data depende justamente das soluções que quem o usa está buscando no momento. Funciona assim: a pessoa ou a plataforma vai até esse enorme banco de dados e filtra as informações que está precisando neste exato momento para um determinado objetivo.
Salários de Data Analyst