Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
2- A água é um dos nutrientes mais importantes para vacas leiteiras. Isso se deve ao fato que 87% do volume de 1 litro de leite é composto por água e que, para cada litro de leite produzido há um consumo correspondente de 4 litros de água, podendo dobrar no verão.
As vacas leiteiras necessitam de longos períodos de tempo, para consumir todos os nutrientes que necessitam ao longo do dia, além disso, também precisam de tempo para ruminar, descansar e evitar o calor. Assim é importante que o proprietário do rebanho encontre formas de facilitar o acesso e o manejo das pastagens.
Como iniciar uma produção de gado de leite
Baseado nos dados acima, se considerarmos um rebanho com 100 vacas em lactação, se a média de produção for de 15 litros/vaca/dia e o preço do leite R$ 1,20/litro, a receita mensal será de R$ 54 mil.
Analise a área onde você mora para ver se há espaço suficiente para criar a vaca. Se você tiver entre cinco e dez acres, será melhor; assim, você terá espaço suficiente para que o animal paste, além de locais separados para que ele possa dormir, ingerir água, ser ordenhado e se alimentar.
Num bom pasto as vacas não necessitam mais do que 4 a 5 horas para encher o rúmen, o que pode ser feito pela manhã e a tardinha sem prejuízo para a produção. Com este sistema, usamos em torno de 1.
O guia de suplementação OVN recomenda suplementações com betacaroteno de 500 mg/vaca/d no pré-parto, 500-800 mg/ vaca/d durante o período de transição e 300- 500 mg/vaca/d após a quarta semana de lactação.