Qual a importância de se procurar novas mutações e polimorfismos? A identificação de novas mutações e polimorfismos possibilita determinar predisposições individuais aos cânceres, proporcionando novas perspectivas para prevenção, diagnóstico precoce, prognósticos e terapêuticas genéticas para o tratamento da doença.
adjetivo Relativo à polimorfia, qualidade ou condição do que está sujeito à mudar de forma ou do que se apresenta sob diversas formas: desenho polimórfico, plástico polimórfico.
Mutação Cromossômica
As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos.
Mutação silenciosa: é um tipo de mutação molecular cuja mudança no nucleotídeo do DNA não altera o aminoácido sintetizado. Mutação com alteração ou perda de sentido: é também um tipo de mutação molecular, no entanto, a mudança no nucleotídeo causa uma alteração que leva à síntese de um aminoácido diferente do esperado.
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. ... É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
Este tipo de mutação é também denominada germinativa (porque as células que se desenvolvem em óvulos e espermatozoides são chamadas de células germinativas) ou mutação hereditária. Acredita-se que as mutações herdadas são a causa direta de apenas uma pequena fração dos cânceres.
Consequências das mutações Se a mutação ocorrer nas células germinativas do indivíduo, essas células mutadas gerarão gametas mutados. Dessa forma, a informação alterada será passada adiante, gerando descendentes com a mesma mutação. Temos como exemplo indivíduos com anemia falciforme.
As mutações genéticas que podem levar ao desenvolvimento do câncer são as hereditárias, ambientais e as aleatórias. A pesquisa foi motivada pelo fato de que o grupo das mutações genéticas aleatórias ainda não tinha sido investigado a fundo pela ciência.
Os cânceres hereditários são causados em parte pelas alterações genéticas transmitidas de pais para filhos. Acredita-se que os cânceres esporádicos resultam de danos adquiridos através de exposições ambientais, fatores dietéticos, hormônios, envelhecimento normal e outras influências.