Pode ser subdividido em: Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado); Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.
Pode incluir jejum, uso de medicações (pré-anestésicas, preparo intestinal, etc), tricotomia (raspagem de pelos) e consulta pré-anestésica. Período que antecede a cirurgia. Pré-operatório Imediato ocorre em 24 horas, e Pré-Operatório Mediato ocorre em 72 horas.
Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
O período pós-operatório imediato abrange as primeiras 24 horas após a cirurgia. O pós-operatório mediato se inicia após estas 24 horas do pós-operatório imediato seguindo-se por sete dias consecutivos.
Os cuidados de enfermagem no pós-operatório abrangem exercícios com as pernas, deambulação precoce, meias antiembólicas, hidratação adequada e baixa dose de heparina.
CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO
Período imediato Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.
- É recomendado o repouso relativo: que é evitar ficar apenas na cama e fazer alguns movimentos – sempre de forma lenta.
Para limitar o acúmulo anormal de líquido no local – que surge 48 horas após o procedimento –, o ideal é fazer repouso absoluto. Isto é, evitar falar, se locomover e movimentar a boca.
O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe. Por exemplo: Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.
O repouso relativo significa que a mamã se pode levantar por casa e fazer coisas, mas tem de levar uma vida muito relaxada, sem cansaço nem esforços. Este tipo de repouso permite à mamã realizar tarefas ligeiras, mas não muito mais.
Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.
A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal.
Sem a curetagem, os restos placentários apodrecem no útero da mulher, ocasionando infecções gravíssimas, a retirada do útero e até a morte. Embora a curetagem, apesar de a maioria das mulheres desconhecer, não ser um procedimento inofensivo, ela é necessária em casos de abortos provocados.
Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.
A entrada do colo do útero tem aspecto de covinhas, que quando fechado, fica mais estreita com uma espécie de pregas ao redor. Quando aberta, ela fica maior e mais lisa. No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo.
Se uma mulher inserir um espéculo em sua vagina e abrir, ela verá o colo do útero, que parece um rosquinha rosa a cerca de 7 a 15 cm da abertura de sua vagina. Ela também pode senti-lo no fundo da vagina se introduzir os dedos médio e indicador.