Qual a importncia das cartas patrimoniais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As cartas patrimoniais são documentos conclusivos de encontros entre especialistas da área de conservação e restauro. Eles estabelecem procedimentos a serem assumidos nos trabalhos de documentação, preservação, planos de conservação e diretrizes para intervenções de restauração e manutenção do patrimônio cultural.
O que são as cartas patrimoniais?
Introdução: As Cartas Patrimoniais são documentos elaborados por especialistas que objetivam orientar e uniformizar as práticas em torno da proteção aos bens culturais.
Como surgiram as cartas patrimoniais?
A primeira Carta Patrimonial foi elaborada em 1931 pela hoje denominada Organização das Nações Unidas - ONU. A Carta de Atenas recomenda normas e condutas para a conservação das edificações, garantindo seus atributos históricos e culturais, além de sua preservação e a manutenção das suas características originais.
Qual foi a primeira carta patrimonial?
CARTAS DE ATENAS – 1931 / 1933 A primeira, contou com o Escritório Internacional dos Museus Sociedade das Nações trazendo para discussão questões das principais preocupações da época, que envolviam a legislação, as técnicas e os princípios de conservação dos bens históricos e artísticos.
O que é a Carta de Washington?
CARTA DE WASHINGTON, CARTA INTERNACIONAL PARA A SALVAGUARDA DAS CIDADES HISTÓRICAS – ICOMOS, 1987.
O que foi o compromisso de Brasília?
DE ABRIL DE 1970 1º Encontro dos Governadores de Estado, Secretários Estaduais da Êrea Cultural, Prefeitos de Municípios Interessados, Presidentes e Representantes de Instituições Culturais.
O que diz a Carta de Washington?
A presente carta diz respeito, mais precisamente, às cidades grandes ou pequenas e aos centros ou bairros históricos, com o seu ambiente natural ou edificado, que, para além da sua qualidade como documento histórico, expressam os valores próprios das civilizações urbanas tradicionais.
Como fazer um pedido de tombamento?
1. A solicitação de tombamento deve ser encaminhada ao setor responsável pela preservação cultural da Prefeitura e pode ser de iniciativa de qualquer cidadão, do proprietário ou do próprio órgão municipal de preservação. Esta solicitação deverá ser acompanhada de uma justificativa e da localização do bem.
Como foi a construção do conceito de patrimônio histórico nacional?
Motivada pelas idéias do Iluminismo e com o objetivo de impedir o vandalismo que em alguns períodos acompanhou a Revolução Francesa, surgiu no país uma visão idealizada dos monumentos históricos apoiada jurídica e institucionalmente pela primeira vez.
Como surgiu a teoria do restauro?
16Em 1884, realiza-se o Congresso de Engenheiros e Arquitetos, em Roma, e Boito propõe os oito princípios básicos do Restauro Arqueológico, onde se aceita apenas a consolidação e recomposição das partes desmembradas e a conservação para não ser preciso restaurar, afirmando alguns dos princípios de Ruskin e Morris.
O que é a Carta de Lausanne?
Essa carta foi motivada pelo sucesso da Carta de Veneza enquanto documento normativo e propõe-se a enunciar princípios fundamentais e recomendações de alcance global, já que não pode considerar as dificuldades e especificidades regionais e nacionais.
O que é a Carta de Brasília?
A Carta de Brasília é um acordo de resultados firmado entre a Corregedoria Nacional e as Corregedorias das unidades do Ministério Público.
Qual a ideia de um patrimônio comum a um grupo social?
A idéia de um patrimônio comum a um grupo social, definidor de sua identidade e enquanto tal merecedor de proteção, nasce no final do século XVIII, com a visão moderna de história e de cidade (Babelon e Chastel, 1994).
Quais as etapas de um processo de tombamento?
As fases do processo administrativo do tombamento podem ser identificadas como as mesmas que são comuns a todo processo administrativo: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.
O que é patrimônio histórico na antiguidade?
A palavra deriva do latim patrimonium, referindo-se ao conjunto de bens que pertenciam ao pater familias (o chefe de uma família) e que podia ser legado em herança. Em suas origens romanas, o patrimonium era um apanágio da elite, já que somente a classe dominante possuía bens significativos.
Como surgiu a Teoria do Restauro e quem foi seu maior representante francês?
Apesar do restauro do monumento segundo o seu estilo característico, imposto pelos inspectores gerais franceses, que inicia a época do restauro estilístico, esta teoria de restauro está ligada ao nome de Eugéne Viollet-le-Duc. O parisiense Viollet-de-Luc nasceu em 1814 e faleceu em 1879 em Lausanne.