A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. ... O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
Portanto, a Didática surge graças ás ações desses dois grandes didatas: Ratke e Comênio. ... O vocábulo didático aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, levando a formação da teoria didática do ensinamento.
Neste sentido a Didática acompanhou certa dinamicidade dentro desse processo. Sendo que para entender a História Didática se fazem necessários duas abordagens: a primeira corresponde ao período que vai de 1549 até 1930; a segunda procura mostrar a trajetória da Didática a parti da década de 30 até os dias atuais.
João Amós Comênius
Resumo: A didática é uma prática pedagógica que tem um papel bastante importante na construção do conhecimento, pois esse recurso transforma muitas vezes a dificuldade que um aluno poderia ter em entendimento, pois através de uma boa didática o aluno terá uma melhor apreensão do real dentro de conceitos que, dependendo ...
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.
Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.
Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.
Veja as 5 metodologias de ensino mais utilizadas em sala de aula