De maneira geral, os materiais metálicos são bastante resistentes às solicitações mecânicas e podem ser conformados nas mais variadas formas. ... É função do engenheiro de materiais desenvolver novos materiais metálicos como também encontrar meios de aprimorar os já existentes.
O aço é um produto resultado da ligação entre ferro e carbono, podendo ou não ter outros compostos. Na construção civil ele tem bastante aplicabilidade devido às propriedades de resistência que apresenta. É um material que tem a capacidade de vencer grandes vãos, tendo peças de menor dimensão e peso.
Metal pode ser caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade e alta condutibilidade térmica e elétrica. Os metais, devido às suas propriedades, são um dos grupos mais importantes entre os materiais de construção.
Também chamados de aços-liga, os Aços Especiais possuem um percentual de carbono acrescido de elementos de liga, como níquel, cromo, manganês, tungstênio, molibdênio, vanádio, silício, cobalto e alumínio em proporções significativas capazes de alterar suas propriedades químicas ou mecânicas, tornando-os melhores do que ...
Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.
Tem-se que na construção civil o metal alumínio é bastante utilizado em forma de laminados e extrudados, ligas, transmissão de energia elétrica, coberturas, revestimentos, esquadrias, guarnições, etc. Usado pela primeira vez na arquitetura em 1884, quando foram fundidos para revestir o monumento de Washington.
de materiais metálicos: aço, cobre, alumínio, níquel e titânio. Elementos não-metálicos como carbono, nitrogênio e oxigênio podem estar contidos em materiais metálicos. maneira ordenada. Eles, em geral, são bons condutores térmicos e elétricos.
Tipos de Metal Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata.
Características dos metais
A maioria dos metais é sólida à temperatura ambiente (25°C), com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, e possui cor prateada e um brilho característico denominado “aspecto metálico”.
Características físicas dos metais Apresentam brilho; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição, com exceção do mercúrio (Ponto de fusão: 38,83oC; Ponto de Ebulição: 356,7oC); São dúcteis (podem ser transformados em fios); São maleáveis (podem ser transformados em lâminas);
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura. Esta propriedade dos metais é muito útil em nossas vidas, como por exemplo, aquecer uma panela de ferro ou conduzir eletricidade até nossas casas.
Cobre O cobre
Os chamados metais pesados também estão muito presentes em nosso dia a dia, em peças internas ou combinados com outros metais nas ligas metálicas....Resposta
O uso cada vez maior de produtos de alumínio – prova de sua importância para a vida moderna – está relacionado às suas propriedades naturais, como leveza, resistência à corrosão e alta condutividade térmica, que justificam a intensiva utilização do metal em embalagens e utensílios domésticos.
Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros. Embalagens como papel de alumínio, latas e outras. Em janelas, portas, divisórias, grades e outros. Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.
A utilização da lata de alumínio possui grande importância no segmento industrial, sendo utilizada principalmente no acondicionamento de bebidas. Constitui uma embalagem segura, pois protege o produto embalado mantendo suas características originais, inclusive o sabor e o cheiro.
Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata. Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos.
Latas: Refrigerantes, bebidas energéticas e mesmo bebidas naturais e chás em lojas de produtos naturais estão em contato com o alumínio se embalados em uma latas.