Significado de Orbe substantivo masculino Globo; mundo; redondeza; esfera. Corpo celeste.
Um orbe ou, em latim, globus cruciger é uma joia que representa um globo terrestre rematado com uma cruz. ... O orbe simboliza o domínio de Cristo (a cruz) sobre o mundo (o orbe), literalmente sujeito por um governante terreno (ou, por vezes, de um ser celestial como um anjo).
A órbita da Lua é a trajetória que o satélite natural executa ao redor da Terra, em sentido anti-horário quando visto a partir do polo norte terrestre. ... Possui excentricidade pequena (menor que 0,05), o que a faz parecer quase circular.
O que mantém a lua em órbita ao redor da Terra é a gravidade. Gravidade ou gravitação é uma força que regula os objetos em repouso. ... Esta é a mesma que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra. O mesmo ocorre com o Sol que, por sua vez, exerce a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor.
A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra.
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre. O valor de sua velocidade é suficientemente grande para que ela permaneça em órbita acompanhando a curvatura da Terra.
O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo. ... Os objetos que possuem massa exercem atração sobre outros corpos que também possuem massa.
Em mecânica newtoniana, o campo gravitacional é o campo vectorial que representa a atração gravitacional que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído.
A interação entre dois corpos que possuem massa ocorre devido a um campo que eles geram ao seu redor, esse campo é chamado de campo gravitacional, ou seja, o campo gravitacional é a região de pertubação gravitacional que um corpo gera ao seu redor. G é a constante de gravitação universal (G=6,67 . 10-11Nm²/Kg²).
Podemos afirmar que a correlação entre o Campo gravitacional e o Campo elétrico é representadas pelas expressões: F=kqQ/d² (lei de Coulomb) e F=GmM/d² (lei da gravitação).
Para determinar a existência de um campo elétrico, devemos colocar uma carga de prova eletrizada na região do espaço em que há um campo elétrico, dessa forma verificaremos que tal carga fica sujeita a uma força elétrica ( ), como mostra a figura acima.
Girar a nave – quando você pega um elevador, sente a pressão quando o elevador sobe e, quando ele desce, se sente “solto” no ar, mesmo que por poucos instantes. Isso significa que a aceleração constante pode simular o efeito da gravidade.
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação: