A primeira imagem obtida pelo tomógrafo é chamada de escanograma ou Scout. Nesta imagem, o técnico seleciona a região que será escaneada, assim como determina a inclinação dos cortes axiais.
A diferença básica da tomografia helicoidal simples para o multi-slice é a quantidade de fileiras de detectores de raios X . Enquanto a TC helicoidal possui apenas uma fileira, a TC multi-slice apresenta duas ou mais fileiras de detectores, hoje chegando a até 16 fileiras.
Como é realizado O anel de Raios-X, no interior do Tomógrafo, vai girando em volta da mesa de exame, registrando fotos altamente detalhadas, que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Deste modo, este exame pode cobrir extensas seções do corpo.
Incremento – É o deslocamento que a mesa realiza após um corte. Left – Representado pela letra “L”. Indica o lado esquerdo do corpo; freqüentemente aparece nas imagens axiais. Matriz – É composta de pixels dispostos em colunas e linhas.
A reconstrução multiplanar, também conhecida como MPR, é uma técnica que permite que, a partir de uma única série de imagens, feitas em uma orientação bem definida, gere-se outras séries de imagens em outras orientações.
As espessuras de corte devem estar compreendidas na faixa de 1mm a 10 mm, podendo ter especificações predefinidas para determinados exames, a fim de garantir uma melhor qualidade da imagem, ou seja, ausência de ruídos.
O Efeito de Volume Parcial (EVP) é um dos principais fatores responsáveis pela degradação da imagem, em Medicina Nuclear. Ele está diretamente relacionado à resolução espacial e à amostragem da imagem, e resulta na diminuição aparente na densidade de contagens e aumento aparente do tamanho de estruturas.
Os sistemas de Tomografia Computadorizadas são constituídos por 3 componentes principais, os quais são:
O termo “pitch” é definido na TC helicoidal como a distância percorrida pela mesa de exames durante um giro de 360° do tubo de raios x dividido pela colimação do feixe de raios-x (espessura do corte / imagem). Exemplo: para uma rotação de 360° do tubo em 1seg., se a mesa de exame estiver se deslocando a 10mm por seg.
O Pitch de produção é o intervalo de tempo, múltiplo do Takt Time, em que um lote deve ser produzido e calculado pela seguinte fórmula: Pitch = Takt Time x quantidade da embalagem O Pitch está relacionado com o tempo necessário para completar um pacote, caixa ou conteiner, com base na demanda do cliente.
A Tomografia Computadorizada (TC) fornece imagens das regiões do corpo usando um equipamento especial de raios-x e computadores sofisticados. ... O pitch é definido como a distância percorrida pela mesa de exames em uma rotação de 360° do tubo de raios-x, dividida pela largura da colimação do feixe de radiação.
Um grande número de fatores como ruído de imagem, espessura de corte (resolução do eixo z), baixa resolução de contraste e resolução de alto contraste, bem como a dose de radiação podem ser afetados pela seleção dos parâmetros técnicos nos exames de TC [1].
32) São fatores que, quando manipulados, influenciam diretamente a resolução das imagens axiais na tomografia computadorizada convencional, ou axial, exceto: A( ) Tamanho da matriz (ex: 512x512). B( ) Diâmetro do campo irradiado (FOV).
11) Qual o contraste usado largamente no estudo do aparelho digestivo em CT? a) Contraste iodado.
O raio central entra pela face lateral e sai pela medial. Essa incidência também é conhecida como lateral.