É também conhecido como acidulante, substância utilizada como conservante natural em alimentos e bebidas. ... Além de servir como antioxidante e conservante, o ácido cítrico serve como um produto ecológico bastante usado na limpeza de máquinas.
Ácido orgânico
Alguns ácidos orgânicos, como por exemplo, o fumárico, o maléico e o adípico, podem ser usados para substituir o ácido cítrico.
Geralmente as frutas cítricas (ácidas) mais comuns e que estão relacionadas com a piora dos sintomas do refluxo gastroesofágico são limão, laranja, abacaxi, tangerina, maracuja, caju, morango, lima, marmelo, pêssego, uva, jaboticaba, groselha, framboesa, cupuaçú, abiu, acerola, amora, ameixa.
A acidez, por exemplo, acaba favorecendo condições médicas clínicas. De acordo com estudo da Universidade de Indiana, alguns exemplos podem ser úlceras, problemas de pele, artrite, osteoporose e até mesmo fadiga e depressão. “O nosso organismo é criado para ser alcalino.
A acidez do sangue aumenta quando a pessoa ingere substâncias que contêm ou que produzem ácido, ou quando os pulmões não expelem dióxido de carbono suficiente. As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal.
Dieta alcalina: conheça a alimentação que equilibra a acidez do organismo
Lista dos principais alimentos alcalinos
Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
O bissulfato de sódio efetivamente reduz o pH da urina, não adiciona fósforo à dieta e ajuda a promover o aumento do consumo de água, tornando-a uma alternativa saudável para reduzir o risco de doenças do trato urinário.
Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio.
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.
Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.
Urina com pH menor que 5,0 é ácida e urina com pH maior que 8,0 é alcalina.
A causa mais frequente de urina alcalina é a infecção urinária. Outras causas possíveis são a acidose tubular renal, o hiperaldosteronismo, o síndroma de Fanconi, a pielonefrite crónica e medicamentosa (acetazolamida, diuréticos).
Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.
A influência do PH para o corpo humano é muito significativa, pois ele diz respeito aos índices de acidez, neutralidade e alcalinidade que influenciam todo o organismo. A destoxificação é uma alternativa para quem encontra-se em desequilíbrio com o seu PH e deseja restaurar as suas plenas condições de saúde.
O pH é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio [H+]. Quanto maior concentração de íons H+, menor o pH de uma substância. Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7.
A faixa de pH varia de 0 a 14, sendo que quanto mais próximas de zero mais ácida é a substancia e quanto mais próximo de 14 mais alcalina ela fica. Por exemplo, o limão, que é uma fruta cítrica, chega a 3 na escala de pH. Já um sabão em barra no mercado possui um pH em torno de 10, portanto é alcalino.
Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa neste teste. Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias. Saiba que um pH neutro é 7.
Normalmente o pH é medido em laboratório, através de um aparelho chamado Phmetro. Mas você também pode medir este pH em casa, com uma fita papel indicador de ph, porém elas não são tão precisas.
Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem. Em outras palavras, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina.