O sentido do paladar, caracterizado como um sentido químico, ocorre através das papilas gustativas – onde estão presentes as células receptoras, estruturas localizadas na língua, no palato, na faringe, na epiglote e na faringe.
Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).
Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários, aos quais chamamos sensações gustativas primárias: amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce ( D).
O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami.
O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações. ... Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor.
O tato é considerado um dos cinco sentidos, com o paladar, a visão, o olfato e a audição.
Eles são os chamados receptores táteis: Corpúsculo de Pacini - percepção da pressão; ... Corpúsculo de Ruffini - percepção do calor; Terminações nervosas livres (nociceptores) - terminações nervosas sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos.
Normalmente os toques leves na pele são percebidos por terminações nervosas conhecidas como corpúsculos de Meissner e discos de Merkel. As pressões mais fortes são percebidas por receptores chamados de corpúsculos de Pacini.
Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.
A pele é o maior órgão do corpo humano e, além de outras funções, é responsável pelo tato. É através dela que percebemos sensações como calor e dor. A pele possui milhares de células receptoras em sua superfície. Dentre essas células, encontramos os corpúsculos de Pacini.
Os sentidos somáticos são mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais, a partir da estimulação de receptores especiais espalhados por todo o corpo do organismo.
Sentindo o mundo através da somestesia: o tato Ter a sensibilidade (= aesthesia) sobre as diferentes partes do corpo (= soma) significa estar dotado do sentido chamado somestesia. Esse sentido tem receptores sensoriais distribuídos não só na cabeça mas em todas as partes do corpo.
A adaptação sensorial pode referir-se tanto a um odor desagradável como a um odor agradável. Isto é, um perfume agradável também poder chamar menos atenção após um tempo. A adaptação sensorial também pode ser sentida através da visão. Assim acontece quando a intensidade da luz diminui.
verbo bitransitivo Ajustar uma coisa a outra; adequar: adaptar uma peça à máquina. [Literatura] Transpor uma obra literária para outro meio de comunicação: adaptar um romance ao cinema. Pôr em harmonia, em conformidade: adaptar a linguagem ao tema. [Figurado] Aplicar convenientemente: adaptar os meios ao fim.
substantivo feminino Ação de adaptar, de ajustar uma coisa a outra; resultado desta ação: adaptação do texto ao tema. ... [Biologia] Integração de uma pessoa ao ambiente onde se encontra: a adaptação escolar de uma criança.