As infecções do sistema urinário são as principais causas do aumento de leucócitos na urina, o que indica que o sistema imune está tentando combater uma infecção por fungo, bactéria ou parasitas.
Neste caso, espera-se o achado de leucocitúria com bacteriúria. Um resultado mostrando leucocitúria e urocultura negativa pode gerar dúvidas quanto a veracidade do resultado do exame, aventar a possibilidade de uma falha no procedimento laboratorial e provocar repetições com obtenção de resultados idênticos.
Valor de Referência: - Cultura negativa ou dependendo do agente isolado, contagens inferiores a 10.
Uma urocultura é considerada positiva quando, após este mesmo tempo, é possível identificar mais que 100.
Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes; Positivo: quando é possível identificar mais que 100.
Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.
Os cristais encontrados na urina são formados por uratos amorfos sendo formados por uma precipitação de sais na urina diante mudanças no pH ou temperatura. Os cristais são comumente encontrados em urinas que possuem um pH mais ácido e quando estão em grande quantidade indicam problemas renais, como pedras nos rins.
A presença de cristais na urina normalmente é uma situação normal e que pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal, por exemplo.