A contração isométrica ocorre quando o músculo se contrai, produzindo mais força sem mudar o comprimento do músculo, ou seja, não há movimento articular, é realizada de forma estática e isolada. ... A contração isotônica ocorre quando um músculo se contrai, o comprimento do músculo muda e o ângulo da articulação.
Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores.
A força isométrica ocorre quando existe a contração muscular, todavia sem a alteração do comprimento do músculo. Já a força isotônica decorre do alongamento ou encurtamento constante em contra-peso com uma força contrária de resistência.
Quando um músculo é ativado e desenvolve força, mas nenhum movimento visível ocorre na articulação, acontece uma ação muscular isométrica. Isso pode ocorrer quando um peso é mantido estacionário ou quando uma carga é muito pesada para ser levantada ainda mais.
Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.
O estático, é aquele onde os exercícios são feitos com o corpo em repouso. Ao contrário do dinâmico, onde ocorre a introdução de pequenos impulsos, certos movimentos. No estático, permanece-se em uma posição por determinado tempo (30 segundos, por exemplo) alongando músculos e tendões.
Esse exercício pode, entre seus diversos benefícios, te ajudar a levantar mais peso no agachamento. Precisa falar mais? Como fazer: apoie as costas na parede e dobre as pernas, como se fosse sentar numa cadeira (que obviamente não existe). Mantenha as pernas paralelas e os pés alinhados aos ombros.
Para que serve o agachamento Além de ser o exercício de preferência para trabalhar a região dos glúteos, o agachamento também tem outros benefícios como: Definir a barriga; Aumentar a massa muscular nas coxas; ... Diminuir a celulite nos glúteos e pernas.
"O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar", explica a personal trainer Mariana Figueiredo. Ao fortalecer as pernas e os glúteos, a lombar fica protegida e acaba ganhando mais equilíbrio quando o corpo está em movimento.
Uma ótima opção é usar pesos no tornozelo como substitutos dos halteres. Torne-os mais fáceis de segurar e menos flexíveis, prendendo-os em um loop.
Segure um pesinho com as duas mãos com os braços estendidos à frente do corpo. Projete os quadris um pouco para trás. Agache, descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente. Não deixe que os joelhos ultrapassem a linha da ponta dos pés.
Para fazer um saco de areia simples, distribua 20~25 Kg de areia em cinco ou seis sacos plásticos e coloque-os numa bolsa de academia (para evitar que a areia vaze no interior da bolsa, use sacos duplos e lacre as aberturas com fita adesiva). Basta fechar o zíper da bolsa e você já poderá começar seus exercícios!
Sacos de batata, cebola ou limão e laranja também podem ser alternativas.