Resposta. A principal semelhança é o poder nas mãos burguesas, classe hoje dos donos de industrias: fábricas, lojas, etc.
3 - Cabia ao poder Moderador "resolver" disputas entre os outros poderes, o que na prática dava ao Imperador controle pleno sobre a política nacional, sendo apenas simbolicamente que o poder político estava dividido no Brasil.
Resposta: Denomina-se popularmente como Constituição da mandioca o primeiro projeto de constituição do Brasil, cuja votação, em 1823, veio a ser interrompida pelo Imperador D. Pedro I (1822-1831) em novembro daquele ano, ao determinar o fechamento da Assembleia Nacional Constituinte.
A Constituição de 1824 ratificou a monarquia como forma de governo no Brasil e concedeu amplos direitos para o imperador por meio de um quarto poder conhecido como Poder Moderador.
Poder Moderador é um poder de Estado. Ele se sobrepõe aos poderes, necessariamente (legislativo, judiciário e executivo), cabendo ao seu detentor equilibrar os demais. ... Da forma como foi concebido, situa-se hierarquicamente acima dos demais poderes do Estado.
Pedro I em março de 1824, que se baseava nos ideais políticos de Benjamim Constant (1767-1830) sobre um poder neutro capaz de ajustar e regular os outros três poderes clássicos: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A primeira constituição que tivemos na história do país foi a de 1824, outorgada logo após a proclamação da independência, que ocorreu no ano de 1822. Essa constituição trazia poucos direito assegurados e correspondia mais aos interesses da elites que constituíam o país na época.
Quer dizer que foi imposta pela a autoridade do governante; Quer dizer que foi aprovada em plebiscito.